Vereadora Márcia Baranda vai presidir duas comissões na Câmara de Parintins
22 de fevereiro de 2021Caprichoso canta toadas vermelhas para homenagear Paulinho Faria
23 de fevereiro de 2021
Após negativa do Inep, Barreirinha toma providencias próprias para resguardar a saúde dos 1.006 inscritos no exame
A Prefeitura de Barreirinha, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, realizará o monitoramento dos estudantes que irão realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta terça-feira, 23, e quarta-feira, 24, nas escolas do município que fica localizado a 360 km em linha reta de Manaus.
A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira, 22, após o município solicitar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) um Plano Operacional, com vista a prevenção do contágio do coronavírus aos alunos que prestarão as provas, no entanto, o INEP não atendeu ao pedido até a publicação desta matéria.
Barreirinha está seguindo o Decreto Municipal que tem como objetivo reduzir o alto número de pessoas infectadas pelo coronavírus, além do crescente número de óbitos, que segundo dados do Boletim Epidemiológico de Barreirinha, chegou a um total de 20 registros nos últimos 30 dias.
Para o prefeito Glenio Seixas, o Decreto Municipal será mantido, porém com protocolo de segurança. “Decidi tomar a decisão de flexibilizar o nosso decreto, visto que o Enem é um exame nacional, então nós colocaremos nas ruas todas as fiscalizações necessárias para que esses alunos possam ter a seguridade de ter o monitoramento eficaz dentro das escolas, e fora dela até as suas casas” ressalta.
O pacote de medidas de segurança da Prefeitura de Barreirinha engloba o termo de compromisso como a notificação sanitária dos estudantes, para que eles possam se manter em quarentena. “Esse monitoramento será realizado pela equipe da secretaria de saúde do município, antes, durante e depois da realização das provas, tendo em vista que já estamos realizando este monitoramento no dia a dia, mas nesta terça e quarta-feira será focada apenas nos candidatos e seus familiares, orientando para a importância do isolamento” disse o coordenador Departamento de Vigilância em Saúde de Barreirinha, Leopoldo Tavares.
Vale ressaltar, que o plano de ação do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Barreirinha está sendo intensificado no município durante os dias da realização das provas. “Minha maior preocupação é com a vida, não podemos perder mais ninguém para esse vírus, vamos fazer o possível para que tudo ocorra dentro das normas de segurança” finalizou Glenio.
Por Assessoria