Classe artística e cultural de Barreirinha será fomentada pela Lei Aldir Blanc
12 de fevereiro de 2021Covid-19: quinze pacientes transferidos de Parintins para tratamento em Manaus
13 de fevereiro de 2021Áudios vazados em grupos de WhatApp e redes sociais e um esboço de relatório publicado que leva a suposta assinatura do Médico Cardiologista e Especialista em Urgência e emergência Oziel de Sousa e Sousa suscitou várias discussões nesse final de semana na cidade de Parintins. Nos áudios, Oziel Sousa revela que teria sido expulso do Hospital Regional Jofre Cohen e não pode mais fazer atendimento de urgência e emergência, acompanhamento ou avaliação dos pacientes que estão internados em tratamento contra o Coronavírus.
Nos áudios, Osiel conversa com outro Médico, que seria o Médico Renan, que lhe pede para fazer um diagnóstico de um paciente com suspeita de parada cardíaca. Osiel recusa fazer qualquer parecer ou indicativo por telefone e cita que o Diretor do Hospital Josimar Marinho e o Prefeito de Parintins Bi Garcia (DEM) o expulsaram da unidade de saúde.
Revela ainda que já pediu as contas e que a estrutura hospitalar está toda errada. Já no rascunho espalhado nas redes sociais, Oziel aponta vários erros no atendimento clínico que colocam os pacientes em risco de morte, principalmente os de Coronavírus. Cita não existir a falta de Oxigênio, mas sim o uso excessivo nos pacientes por profissionais recém-formados e sem experiência.
O Médico Cardiologista diz estar embasado num Relatório feito por perícia técnica, mas que, segundo Oziel Souza, “as autoridades sentaram no documento”.
A reportagem manteve contato com o Médico Oziel e ele confirmou a veracidade dos áudios e deixou claro a intenção de finalizar até a próxima semana um Relatório Oficial que será entregue à Defensoria Pública, Ministério Público Estadual e Federal sobre o que presenciou no Hospital Jofre Cohen.
Ele autorizou a Reportagem a utilizar os áudios nesta matéria.
O Site ParintinsAmazonas encaminhou todo o material coletado para o Secretário de Comunicação da Prefeitura, o Prefeito de Parintins Bi Garcia, o Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) e à Assessoria do Ministério Público e aguarda suas manifestações.
Nas discussões nas redes sociais e grupos várias pessoas concordaram com o Médico Oziel, outras criticaram a forma do atendimento profissional dele aos pacientes.
Ouça o áudio
Leia o texto que circula nos grupos de whatsapp e demais redes sociais.
“Boa noite !
Assim como o colega de profissão Dr Daniel Tanaka, fui chamado pra ajudar na reconstrução e reorganização do hospital Jofre Cohen .. comecei a percorrer todo hospital para tentar checar o que estava acontecendo.. pq a história de falta de oxigênio para pacientes internados.. então como eu sou um profissional médico .. vi colegas exaustos ( médico ,Enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, vigias e serviços gerais )e pra piorar ainda pagam o salário atrasado sempre ….tenho meu modo de ver as coisas.. pacientes não estão com falta de oxigênio e sim com excessos causado anóxia( muito oxigênio que causa delirium um tipo de psicose )comecei o desmame da oxigenioterapia …. muitos pacientes e acompanhantes não gostaram pq são leigos e não entendem de medicina moderna .. foram pra internet me difamar .. não levei em consideração justamente por eles não entenderem do assunto.. acontece que o prefeito age pela emoção e está totalmente perdido no caos da pandemia .. por falta de assessoria técnica sobre o assunto … outra coisa que observei falta de insumos de laboratório e medicamentos básicos para salvar vidas de pacientes … falta de pressão de oxigênio nas fileiras finais dos bicos de oxigênio das enfermarias ( já com laudo ja analisados pelo corpo de bombeiros,MP , DP e Justiça estadual ) a justiça sentou em cima do relatório … paciente e acompanhantes psicologicamente abalados por excessos de morte e falta de assistência psicológica …a reorganização viria na criação de um corredor de paciente graves e UCI e nada foi feito sugerida ao diretor geral .. o único que aceitou a ideia foi secretário de saúde Clerton .. o Josimar além de ditador e sem noção não era nem pra estar lá por responder processo na justiça federal .. e as mortes continuam em média 4 por dia aumentando e vai até eles decidirem.. fazer uma mudança brusca e urgente na parte crucial do hospital!”.
Por Hudson Lima (Parintins Amazonas)