Matrícula de alunos com deficiência inicia nesta quarta-feira (08)
7 de janeiro de 2025Contribuintes de Parintins podem zerar multas de IPTU e Alvará até maio
8 de janeiro de 2025A Associação Cidadania Social e Sustentabilidade (ACSSUS) deu um passo significativo para ampliar o alcance do artesanato produzido por mulheres de Parintins. Em parceria com empresas internacionais e representantes na Europa, a associação anunciou um projeto inovador que levará peças artesanais criadas por mulheres da região para mercados europeus. A iniciativa busca dar protagonismo às mulheres artesãs, capacitando-as e conectando seus produtos a novos públicos e oportunidades.
Segundo Izabel Porto, presidente da ACSSUS, o projeto é fruto de parcerias consolidadas ao longo dos anos, inclusive com Geise Perrelet, representante da associação na Suíça. “Sempre buscamos valorizar a ancestralidade e a cultura amazônica. Com este projeto, queremos não apenas exportar produtos, mas também fortalecer a independência das artesãs, garantindo que elas se tornem protagonistas de suas histórias”, destacou. Izabel também explicou que a associação não atua como intermediária comercial, mas como facilitadora para que as mulheres possam expandir seus negócios, mantendo a propriedade intelectual de suas criações.
Geise Perrelet, produtora cultural e representante do projeto na Europa, enfatizou o impacto que o trabalho poderá gerar tanto para as artesãs quanto para os mercados internacionais. “O nosso objetivo é que essas mulheres caminhem com suas próprias pernas, tornando-se independentes. Vamos levar os produtos artesanais para a Europa, conectá-las com oportunidades e assegurar que cada peça tenha sua história preservada. Não queremos ser atravessadores, mas abrir portas e construir uma ponte sólida entre Parintins e o mundo”, afirmou.
Para Regiane Lima, uma das artesãs participantes do Projeto ” Elas Empreendem IV” em parceria Acssus e Coca Cola dá um gás mulheres, a oportunidade é um marco na valorização do trabalho manual local. “Parintins é uma terra de artistas e, muitas vezes, nosso trabalho não é reconhecido na própria região. Levar nossas peças para a Europa é uma forma de mostrar ao mundo a qualidade e o potencial do que fazemos aqui”, afirmou. O projeto conta com 30 mulheres capacitadas em áreas como marketing, e-commerce e design de produtos, sendo que seis delas receberam capital semente para impulsionar seus negócios.
Com a primeira remessa de produtos já em processo de exportação, o objetivo da ACSSUS é criar uma rede sustentável de apoio às artesãs, promovendo a valorização da cultura amazônica em escala global e impulsionando o desenvolvimento econômico local.