Babá Tupinambá solicita recursos para atender populações ribeirinhas que serão afetadas pela estiagem
20 de agosto de 2024Márcia Baranda pede implantação do programa de diagnóstico precoce de deficiência em recém-nascidos em Parintins
20 de agosto de 2024A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) recebeu, nesta terça-feira (20), a secretária da Secretaria Nacional de Diálogos Sociais e Articulação de Políticas Públicas, Kenarik Boujikian. Durante a visita à sede da DPE-AM, a representante do Governo Federal foi acompanhada pelo Defensor Público Geral do Amazonas, Rafael Barbosa, além dos defensores Bruno Soré, chefe de gabinete da Defensoria Geral, e Karlla Queiroz, diretora de Planejamento e Gestão.
A secretária contou que veio a Manaus participar do 5º Encontro da Igreja na Amazônia Legal, promovido pela Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), mas aproveitou a estadia na cidade para conhecer a DPE-AM e estreitar relações para futuras parcerias.
“A visita institucional de cortesia foi feita pela importância que a Defensoria Pública tem como instituição dentro do sistema de Justiça, que precisa sempre estar sendo fortalecida para atender o seu objetivo, que é incluir a população mais vulnerável na conquista e na defesa de direitos”, disse ela.
Durante reunião com os defensores, Kenarik Boujikian explicou a dinâmica de funcionamento da secretaria, que é vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, entre outros assuntos. O Defensor Público Geral ressaltou que a DPE-AM está de portas abertas para a secretaria e para os movimentos sociais.
“Eu tive a oportunidade de conhecer a estrutura aqui da Defensoria do Amazonas, tive uma acolhida muito especial e saio daqui com a melhor impressão e com a certeza que será possível fazermos parcerias, prestarmos colaboração para que todos os objetivos sejam alcançados”, destacou a secretária.
Sobre a secretária
Kenarik Boujikian é especialista em Direitos Humanos e desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP). Foi procuradora do Estado de São Paulo e consultora da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional São Paulo (OAB-SP).
Tornou-se conhecida por sua militância na defesa dos Direitos Humanos, recebendo vários prêmios e homenagens por esta atuação. É co-fundadora da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), além de co-fundadora e ex-presidente da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e da Federação de Associações Juízes para a Democracia da América Latina e Caribe.
Texto: Luciano Falbo
Fotos: Márcio Silva/DPE-AM