Adesivaço de Alex Garcia mobiliza apoiadores e intensifica apoio à sua reeleição em Parintins
27 de agosto de 2024Mateus e Vanessa celebram primeira semana de campanha com grande encontro na Baixa da Xanda
27 de agosto de 2024De acordo com a candidata a prefeita, em 2022, no último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o percentual da população parintinense empregada formalmente, com carteira assinada, é de apenas 9,85%. A parcela mais afetada é a dos jovens
De acordo com dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022, o percentual da população parintinense empregada formalmente, com carteira assinada, é de apenas 9,85%. A parcela mais afetada pela falta de oportunidade para se desenvolver é a dos jovens. Parintins conta com 10.245 jovens entre 15 e 19 anos de idade, que esperam uma chance para aprender, se capacitar e ter a experiência exigida pelos contratantes para disputar vaga no mercado de trabalho.
Em reunião com apoiadores, a candidata a prefeita pela coligação União por Parintins, Brena Dianná, apresentou o projeto Menor Aprendiz, que visa preparar os jovens estudantes para trabalhar dentro dos parâmetros e eficiência exigidas pelas empresas.
A candidata explicou que o projeto Menor Aprendiz reserva uma parte das vagas da administração pública para estágios remunerados. A possibilidade de exercitar conhecimentos sob a supervisão de profissionais habilitados irá ampliar a capacidade de execução do jovem, ao mesmo tempo, irá atender ao pré-requisito da experiência exigida pelo empregador, mas que o jovem raramente tem como apresentar.
“Qualquer jovem, qualquer pessoa que vai lá no mercado de trabalho pedir uma oportunidade, pedem o que dele? Experiência, como é que ele vai ter experiência se não deram oportunidade para ele mostrar que tem potencial? Que ele tá preparado para exercer aquele cargo. Então, pensado nisso, a gente desenvolveu o Menor Aprendiz. Com o programa, poderemos superar essa fase da experiência”, ressaltou Brena.
Pré-vestibular
Dianná propôs, ainda, a implementação do pré-vestibular, que irá preparar os estudantes, gratuitamente, para disputar as vagas nas universidades com grande chance de serem aprovados e poderem cursar a faculdade dos sonhos.
“O pré-vestibular é o cursinho, que muitos não têm condições de pagar. Muitos jovens vêm de uma família em situação de vulnerabilidade. A gente tem dentro do nosso plano de governo o pré-vestibular, para que você, jovem, possa ter a oportunidade de entrar numa faculdade”, enfatizou.
*Com informações da assessoria