Babá Tupinambá solicita ampliação do transporte escolar para atender estudantes universitários
29 de julho de 2024Vereadora Márcia Baranda recebe demandas por melhorias na iluminação e qualificação profissional na Comunidade da Valéria
29 de julho de 2024O artista foi um dos classificados para participar do evento mostrando seus trabalhos que evidenciam a cultura e costumes da região norte
Já na sua quarta edição, o projeto “Perifa” tem sido uma iniciativa vital desde 2019, visando democratizar o acesso à cultura geek e nerd nas comunidades periféricas. Levi Gama, artista parintinense e um dos participantes do projeto, compartilha sua visão sobre a importância dessa iniciativa.
“Esse projeto tem o intuito de democratizar o acesso à produção dos quadrinhos, das ilustrações, dos jogos, toda essa linguagem nerd geek,” explica Gama. “Muitas vezes a comunidade periférica tem muita dificuldade de pagar, por exemplo, um ingresso para entrar na Comic Cone e o Perifa é uma alternativa viável.”
Desde 2019, Levi nutria o desejo de participar de eventos em São Paulo, mas as dificuldades financeiras e logísticas eram um grande obstáculo. “Não é só passar no evento e você ter dinheiro para viagem, para hospedagem. É muito mais do que isso,” conta Gama. O artista foi um dos classificados para participar do evento mostrando seus trabalhos que enfatizam a cultura e costumes amazonenses.
Os estudos criando possibilidades
A transição para São Paulo, onde está estudando atualmente, permitiu que Levi participasse de eventos como o “Perifa Con”. Esta conquista simboliza a luta de sete anos em Parintins, onde, junto com o estúdio Buriti, ele trabalha para preservar e promover a cultura amazônica através da arte. Levi também conta com o apoio do Coletivo Norte em Quadrinhos idealizado pela Sâmela Hidalgo
“A minha presença aqui na Perifa Con é uma presença coletiva,” afirma Gama. “Ela simboliza sete anos de luta na cidade de Parintins, tentando, através das histórias em quadrinhos, das ilustrações, dos murais, trazer à tona nossos aspectos locais nas nossas histórias.”
Levi Gama acredita que o Norte e Nordeste do Brasil, muitas vezes vistos como periféricos, têm uma riqueza cultural e criativa que merece ser reconhecida e celebrada por todo o país. “O Brasil inteiro deveria abraçar as culturas do Norte e Nordeste e ser uma unidade de fato,” conclui.
O “Perifa” continua a expandir seus horizontes, oferecendo uma plataforma para que artistas como Levi Gama possam compartilhar suas histórias e culturas com um público mais amplo, derrubando barreiras e construindo pontes através da arte.