Parintins: Prefeitura injeta R$ 1 milhão na economia com pagamento de prestadores de serviços do Festival Folclórico
13 de julho de 2024EJA: Matrícula de novos alunos e transferências inicia nesta sexta-feira
13 de julho de 2024
A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar informa que, de 15 a 19 de julho, estarão abertas as inscrições on-line para a realização do Exame Supletivo Eletrônico da Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos municípios de Boca Do Acre, Borba, Humaitá e Lábrea.
Voltado para aqueles que buscam a regularização dos estudos ou a certificação de conclusão do ensino da Educação Básica, a inscrição para o “Provão Eletrônico” deve ser feita por meio do portal examesupletivo.seduc.am.gov.br. A aplicação das provas acontecerá entre os dias 22 a 26 julho na unidade de ensino escolhida pelo candidato no momento da inscrição.
Atendendo quatro municípios nesta 3ª mobilização, sendo dois municípios da calha rio Purus e dois da calha do rio Madeira, o objetivo da Secretaria de Educação na realização do Exame Supletivo é chegar a todos os municípios do estado até completar o ciclo de atendimentos.
A gerente da Gerência do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Mendes, afirma que a Secretaria já atendeu oito municípios do interior neste primeiro semestre do ano e o intuito é aumentar este número até o fim de 2024.
“Estaremos em mais municípios até o final do ano. A próxima mobilização será em agosto e as demais durante os próximos meses até completar o ciclo de atendimento com um percentual de mais de 60% dos municípios (atendidos) e já há uma previsão de atendimento para 2025 também”, explicou a gerente Kátia Mendes.
Sobre o provão eletrônico
Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos a identidade, o CPF e ter, pelo menos, 15 anos completos para realizar as provas eletrônicas do Ensino Fundamental e a partir de 18 anos completos para realizar as provas do Ensino Médio. Durante a inscrição, poderá escolher até no máximo quatro componentes curriculares por turno.
Para o Ensino Fundamental, são oito componentes curriculares, sendo eles Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna (Inglês). Já no Ensino Médio, são 12 componentes, sendo eles os já citados e com a substituição da disciplina de Ciências pelas disciplinas de Química, Física e Biologia.
Locais de Prova
Boca do Acre
CETI Elias Mendes da Silva
Borba
EETI José Holanda Cavalcante
Humaitá
CETI Tarcila Prado de Negreiros Mendes
Lábrea
CETI Agostinho Ernesto de Almeida
FOTO: Euzivaldo Queiroz /Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar