Festival de Parintins 2024: Arsepam afirma que transporte por embarcações será o mais utilizado
14 de junho de 2024Aluna do curso superior em Engenharia de Software do IFAM-Parintins em competição nacional
15 de junho de 2024Fortalecendo a troca de experiências sobre as estratégias para avançar nas coberturas vacinais, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), participa, nesta sexta-feira (14/06), da 1ª Jornada Norte de Imunizações da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), realizada em Manaus.
O evento, voltado para as estratégias de vacinação segue até sábado (15/06), e reúne especialistas e profissionais da saúde de todo o país para discutir desafios e estratégias no campo da imunização. Um dos pontos altos da iniciativa é a participação da FVS-RCP, instituição responsável por coordenar as estratégias de imunização no Amazonas.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância de abordar as particularidades do estado do Amazonas no contexto da imunização. “A vasta extensão territorial do Amazonas exige uma abordagem estratégica e adaptada. Compartilhamos nossas experiências e aprendemos com os colegas, visando aprimorar ainda mais nossas estratégias de imunização”, disse.
Um dos destaques da jornada foi a palestra sobre “Vacinação em áreas de difícil acesso: vencendo barreiras no interior do Amazonas”, apresentada pela subgerente de imunização no Departamento de Vigilância Epidemiológica (DVE) da FVS-RCP, Cleia Martins. “Nós temos a maior população indígena do país, ribeirinhos e quilombolas, cada um com especificidade. Tudo isso tem que ser levado em consideração na hora da imunização”, acrescentou Cleia.
Estratégias de imunização
Entre as iniciativas da FVS-RCP nas estratégias para avanço das coberturas vacinais estão a realização de capacitações, monitoramento da operacionalização da vacinação, de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde, treinamentos para a introdução de novas vacinas, como a vacina contra a dengue, além do monitoramento do microplanejamento para a Atividade de Vacinação para Alta Qualidade (AVAQ).
FOTO: Jaqueline Macedo/FVS-RCP