Creche de Parintins terá novas tecnologias e especialidades profissionais
5 de junho de 2024Presidente Lula retorna ao Festival Folclórico de Parintins após vinte anos
5 de junho de 2024Vereadora ressalta importância de valorizar o talento dos artesãos durante e após o Festival Folclórico de Parintins
Nesta segunda-feira (03/06), na Câmara Municipal de Parintins, a vereadora e pré-candidata à prefeita, Brena Dianná, destacou a importância do mês de junho, período do Festival Folclórico de Parintins, onde muitos empregos diretos e indiretos são gerados. Exaltou o talento dos artesãos parintinense e voltou a citar a indicação de um projeto de sua autoria para tornar a cidade um polo artesanal na região do baixo Amazonas.
Brena conhece profundamente os problemas enfrentados por todos os que vivem da cultura porque durante uma década representou um dos itens do festival, acompanhando de perto as dificuldades dos irmãos parintinenses. “O mês de junho é um dos mais esperados em Parintins, uma vez que é um momento de muita celebração. Devido a isso, precisamos valorizar mais a nossa cultura e os nossos artistas. O artesanato é uma forma de gerar emprego para que a população possa ter uma fonte de renda digna para o sustento de suas famílias. Inclusive, essa é uma indicação que fazemos desde o primeiro mandato. E novamente deixamos aqui a recomendação para que as autoridades competentes possam olhar com mais carinho e a devida atenção para esses profissionais que propagam a nossa cultura e que sofrem durante os demais meses do ano por não haver formas de geração de emprego. A nossa economia deve ser fomentada o ano todo”, declarou Brena Dianná.
Segundo o Governo do Amazonas, a expectativa de público na ilha é de cerca de 120 mil visitantes em 2024 e a projeção de movimentação na economia local é ultrapassar os R$ 150 milhões, superando a estimativa de 2023, que foi de R$ 146,7 milhões. Diante disso, a parlamentar ressaltou uma reunião com o Secretário de Estado de Cultura, Marcos Apolo, onde teve como pauta as diversas ações e atividades nessa época do ano. “Reunimos com o secretário e falamos sobre o Festival de Parintins, associações, cooperativas, e clubes de mães, que são também artesãos que vendem seus produtos na época do Festival, porém com muita dificuldade. Com isso, a gente verifica que a nossa população precisa de incentivo, apoio, uma oportunidade para mostrar o seu talento e garantir o sustento da sua família. Aproveito para agradecer todos os parceiros e, em especial, o Governo do Amazonas que tem sido muito presente e muito parceiro em todos os aspectos”, pontuou Brena.
Na oportunidade, a vereadora ressaltou que a parceria com o Governo do Estado vem rendendo bons frutos para a população que procura se qualificar profissionalmente para trabalhar durante o Festival. “Recentemente, realizamos um curso de maquiagem artística, onde mais de 100 pessoas foram beneficiadas. Mulheres, com idades a partir dos 18 anos tiveram a oportunidade de se capacitar nesse curso de maquiagem, promovido em parceria com a Secretaria de Estado de Desporto e Lazer (Sedel). Queremos valorizar de fato a nossa cultura. Com essa atividade, os nossos profissionais parintinenses adquiriram conhecimentos, ferramentas para trabalhar, agora estão preparados para garantir uma renda extra durante o Festival Folclórico de Parintins”, celebrou Brena Dianná.
Manutenção
A vereadora requereu que a Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp) limpe e faça a manutenção de diversos espaços públicos da cidade. “Solicito à secretaria para que faça as melhorias nas praças públicas de Palmares. Além disso, que também seja feita a limpeza e manutenção dos bueiros do bairro de Nazaré e São Vicente, além da remoção adequada dos resíduos sólidos, mais conhecidas como lixeiras viciadas que têm em vários pontos da nossa cidade”, frisou Brena Dianná.
Por Assessoria Parlamentar