Em nova jornada oftalmológica, Prefeitura de Parintins beneficiará mais de 100 pacientes
4 de maio de 2024Mutirão de Cidadania chega na Comunidade Santo Antônio do Tracajá
4 de maio de 2024A inseminação visa o melhoramento genético da bovinocultura na região.
Como resultado de protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF), 19 vacas mestiças estão prenhas com embriões das raças holandesa e girolando em sete fazendas do Paraná do Ramos atendidas pela terceira etapa do Mais Pecuária Brasil em Parintins. O índice de gestação do rebanho foi identificado em diagnóstico feito pelo médico veterinário da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares (Conafer), Eduardo Tavares, com apoio da Prefeitura de Parintins, no dia 27 de abril.
Aos criadores de gado do Paraná do Ramos cadastrados pela Coordenação de Produção Animal da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), o maior programa de melhoramento genético da bovinocultura nacional forneceu gratuitamente sêmens dos touros da Alta Genetics do Brasil. Em continuidade ao Acordo de Cooperação Técnica da Conafer com a Prefeitura de Parintins, o Mais Pecuária Brasil chegou ao Paraná do Ramos em março de 2024 para impulsionar a pecuária leiteira.
Durante o diagnóstico, o médico veterinário da Conafer, Eduardo Tavares, examinou 48 fêmeas bovinas inseminadas com sêmens de touros holandês e girolando. A taxa de prenhez alcançada ficou dentro da estimativa esperada pela Coordenação de Produção Animal da Sempa, que varia de 30% a 50%, com um total de 19 vacas já em fase de gestação dos reprodutores Dante (holandês) e Anthony (girolando). A expectativa do nascimento dos bezerros é para a segunda quinzena do mês de dezembro deste ano.
Por Secom Parintins