Projeto de Massilon que estabelece compras institucionais da agricultura familiar, torna-se Lei
8 de abril de 2024Formação Diocesana do Dízimo promove união e reflexão nas paróquias da Diocese de Parintins
8 de abril de 2024O Poder Executivo Municipal de Parintins sancionou a Lei de N° 901/2024, proposta pelo vereador Mateus Assayag (PSD), que cria a Campanha para o Cuidado da Saúde Mental Materna no município de Parintins. A Lei publicada no Diário Oficial do Município passa valer a partir desse ano e tem o objetivo de promover cuidados com a saúde mental durante toda a gestação e no puerpério das mulheres parintinenses.
A Lei evidencia que o período gestacional precisa ser acompanhado com bastante atenção porque as transformações complexas que ocorrem nesta fase podem influenciar diretamente na saúde mental da mãe, do bebê, do casal e até mesmo dos familiares. Sendo assim, o acompanhamento psicológico se mostra um recurso essencial neste momento, de forma complementar ao pré-natal feito nas unidades de saúde.
Para Mateus Assayag o momento é de grande felicidade pela proposta sancionada. “O cuidado com as mulheres, principalmente com as mães parintinenses, sempre foi prioridade de nosso trabalho e ter uma Lei sancionada voltada especialmente para elas nos enche de alegria e orgulho. Vamos continuar escutando as pessoas para elaborar políticas para transformar vidas”, celebra.
A campanha de Incentivo, Promoção e Conscientização do Cuidado da Saúde Mental Materna deve ser realizada na semana do dia 15 de agosto, em que é comemorado o Dia da Gestante e poderá ser feita em forma de grupos psicoeducativos sobre gestação, parto e pós-parto, mediados por psicólogas, para proporcionar suporte socioemocional de orientação sobre os mais diversos temas da maternidade.
Foto: Éder Repolho
Por Assessoria Parlamentar