Sancionada Lei de Mateus Assayag que cria Campanha de Cuidado à Saúde Mental Materna
8 de abril de 2024Vereador Alex Garcia propõe Mestrado em Educação para professores da rede municipal de Parintins
8 de abril de 2024Nos dias 6 e 7 de abril, o Centro Pastoral Mãe de Deus sediou a Formação Diocesana do Dízimo, com o tema “Dízimo, Expressão de Sinodalidade Eclesial”, e contou com a participação de agentes missionários de 12 paróquias da Diocese de Parintins.
Representantes das paróquias Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora do Carmo, Nossa Senhora de Lourdes, São Sebastião, São José, Área Missionária Nossa Senhora do Rosário (Mocambo e Caburi), Nossa Senhora da Assunção (Nhamundá), Nossa Senhora Aparecida (Boa Vista do Ramos), Nossa Senhora do Bom Socorro (Barreirinha), São Francisco Xavier (Vila Amazônia), Nossa Senhora da Conceição e Núcleo São Pedro (Maués) participaram do evento.
Durante dois dias, os participantes discutiram questões relacionadas à administração dos recursos provenientes do dízimo e seu impacto na missão da Igreja católica.
A formação, conduzida pela assessora da Arquidiocese de Manaus, Socorro Seixas, proporcionou momentos de aprendizado e reflexão sobre o papel do dízimo na vida eclesial.
O Padre Irley Koide, assessor diocesano do dízimo, comenta que a formação é um momento para o entendimento sobre a importância do dízimo na vida da comunidade católica. “Quando refletirmos o tema ‘Dízimo, Expressão de Sinodalidade Eclesial’, reforçamos a dimensão espiritual que envolve esse ato de partilha. Que possamos sair deste encontro renovados em nosso compromisso com a missão da Igreja”, destaca.
A coordenadora do Dízimo da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, Arlene Pinto, destaca o papel do dízimo nas atividades pastorais. “Ele desempenha um papel muito importante na sustentação das atividades pastorais e sociais de nossa paróquia. Vamos aproveitar o que aprendemos para fortalecer ainda mais nossa missão”, afirma.
A agente missionária da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no município de Maués, Ilza Cunha, fala como foi enriquecedora essa formação. “Participar dessa formação foi uma oportunidade ótima. A troca de experiências entre as paróquias fortalece muito o compromisso com a missão da Igreja. Espero levar o que aprendi aqui de volta para minha comunidade e poder contribuir com seu crescimento”, disse.
Dom José Albuquerque, bispo de Parintins, fala da alegria dessa formação para as 12 paróquias da Diocese e de estar todos em comunhão eclesial. “A realização desta formação é motivo de grande alegria para a nossa Diocese. Sabemos que o sentido principal da Pastoral do Dízimo é convocar todos os cristãos para essa corresponsabilidade de assumir tudo que implica na evangelização e ver nossos agentes missionários reunidos, refletindo sobre a importância do dízimo e fortalecendo os laços de comunhão eclesial, é uma demonstração concreta de nosso compromisso com a missão da Igreja”, finaliza.
Fotos: Poliana Rodrigues