Boi Garantido empolga o público e fortalece o Carnaboi 2024 como expressão cultural parintinense
14 de fevereiro de 2024Prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024: saiba todos os detalhes
15 de fevereiro de 2024O município de Parintins iniciou o processo de elaboração dos Planos Municipais da Primeira Infância e da Escuta Especializada.
No último dia 09/02 aconteceu o primeiro encontro por meio de vídeoconferência com a equipe Selo Unicef, Rede de Proteção representantes da saúde, educação, procuradoria, defensoria pública e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, responsável pela aprovação dos planos que devem ser transformados em lei.
O PMPI é um instrumento político e técnico que possibilita fazer investimentos na primeira infância de forma prática e concreta, estabelece as diretrizes das políticas públicas intersetoriais nas áreas da educação, assistência social e saúde, voltadas para crianças de 0 a 6 anos de idade.
O plano da escuta especializada também está em discussão, afirma a Presidente do CMDCA, Joelilce Trindade.
O Pacto Nacional pela Implementação da Lei nº 13.431/2017 (Pacto da Escuta Protegida) foi idealizado, em 2019, para reunir os principais atores responsáveis pela prevenção e revitimização de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências.
“Esse é um desafio que temos no município através do Selo Unicef e o CMDCA está a frente desse processo. Traçamos a metodologia que vai ser orientada pelo UNICEF, pelas coordenações do Estado do Amazonas para elaboração dos planos”, informou a presidente.