Vereador Babá Tupinambá propõe Projeto de Lei que institui o Dia Municipal em homenagem aos profissionais que atuaram na linha de frente de combate à COVID-19
2 de outubro de 2023Massilon solicita que Prefeitura indique localização de terrenos reservados a serviços públicos no Vila Cristina
2 de outubro de 2023A campanha Outubro Rosa, que visa a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero começou em todas as unidades de saúde de Parintins. A abertura oficial do movimento Outubro Rosa deverá acontecer nesta terça-feira, no Centro de Idoso, a partir das 15 horas, porém a gerente do programa de saúde da mulher da Secretaria de Saúde, enfermeira Patrízia Farias, enfatiza que as unidades de saúde estão dando prioridade para o público feminino. O tema da campanha 2024 é “Outubro Rosa, Eu Apoio. Mulheres que Inspiram” e uma das ações será mostrar exemplos de mulheres que buscaram ajuda e superaram o câncer.
O Ministério da Saúde preconiza exames de mamografia a partir dos 50 anos, mas em Parintins, as mulheres com 40 anos ou mais estão sendo motivadas a procurar a unidade de saúde mais próxima e agendar a mamografia que é realizada no hospital Jofre Cohen. Após o exame, o resultado é viabilizado em poucas horas, o que proporciona melhores possibilidades as pacientes e aos profissionais de saúde.
Para o preventivo do câncer do colo do útero, o aconselhamento é para que mulheres a partir dos 25 a 64 anos de idade realizem o exame. “Você que é mulher, procure unidade mais próxima e realize seus exames. Vamos falar das mulheres que buscaram essa batalha e superaram o câncer. A doença tem prevenção e é por isso a importância de se detectar o quanto antes para que se realize o tratamento”, disse Patrízia Farias.
VACINA CONTRA HPV
Em Parintins, a campanha Outubro Rosa também será voltada à intensificação da vacinação contra o HPV em meninos e meninas a partir de nove anos de idade. A vacina contra o HPV pode ser encontrada em todas as unidades de saúde da cidade e do interior.
Fotos: Márcio Costa
Por: Secom Parintins