Vereadora Brena solicita apoio a SEJUSC para mutirão de emissão de carteiras de identidade e a inclusão de Parintins no programa PREVBarco nas comunidades rurais
11 de setembro de 2023Vereadora Brena Dianná solicita melhoria no abastecimento de água potável no Ramal do Macurany.
12 de setembro de 2023O PL propõe a inclusão do conteúdo “Educação no Trânsito” nas salas de aula do ensino infantil e fundamental da rede municipal
A preocupação com o crescimento nos índices de acidentes no trânsito de Parintins pautou o discurso do vereador Mateus Assayag nesta terça-feira, dia 12 de setembro, na Câmara Municipal. O parlamentar apresentou o Projeto de Lei (PL) que torna obrigatória a inclusão do conteúdo “Educação no Trânsito” no plano pedagógico das unidades de ensino infantil e fundamental da rede municipal. A propositura, destinada à Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi aprovada pelo plenário durante a sessão ordinária.
O Projeto de Lei objetiva conscientizar crianças e adolescentes sobre a responsabilidade social no trânsito, reduzir as ocorrências de acidentes e violência na cidade e educar os futuros condutores da ilha. O conteúdo proposto, de acordo com o projeto, abrange os seguintes temas: Legislação de Trânsito; Prevenção de Acidentes; Proteção ao Meio Ambiente e Cidadania, Direção Defensiva e Primeiros Socorros.
Na tribuna, Mateus Assayag comentou sobre os recentes acidentes registrados no trânsito de Parintins e destacou que a maioria ocorre por imprudência dos condutores. “Nos deparamos com motoristas embriagados, que desrespeitam as sinalizações, que deixam de utilizar o capacete. Precisamos mudar esse cenário e para isso é necessário investir esforços na base educacional, mostrar para nossas crianças que é fundamental zelarmos por nossas vidas no trânsito de Parintins”, destacou.
Na oportunidade, o parlamentar apresentou Indicação ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação do Amazonas, para a inclusão no Plano Pedagógico da rede estadual de ensino o conteúdo “Educação no trânsito”. Neste caso, o objetivo é abranger também os jovens que estão no ensino médio quanto à responsabilidade social no trânsito das cidades.
Foto: Simone Brandão / Texto: Assessoria