‘Dadazinho’ é assassinado com tiro no tórax em Parintins; Polícia Civil tenta desvendar autoria e motivação do crime
7 de agosto de 2023Vereador Massilon apresenta Moção de Aplauso a Prefeito de Barreirinha por concurso público realizado
7 de agosto de 2023A 18ª edição do Festival Folclórico do Mocambo chegou ao fim neste domingo (06). A competição entre os bois Touro Branco e Espalha Emoção dominou o sábado e domingo, trazendo ainda mais energia ao festival e agitando o público.
A população mocambense, juntamente com artistas de Parintins, colaboraram para um festival notável, apresentando a tradição em alegorias confeccionadas de madeira, com talas, palhas, fibras, cipós e sementes, celebrando a rica cultura amazônica.
A organização do evento ficou a cargo da Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semctur), que mobilizou toda estrutura necessária, contando com a participação das secretarias municipais, bem como das forças de segurança. Essas medidas visaram garantir a segurança e tranquilidade ao longo dos três dias de festival.
O prefeito de Parintins, Bi Garcia, expressou sua satisfação com o sucesso da festa, destacando o crescimento do evento a cada ano. “Sem dúvida nenhuma, foi um grande sucesso. Trouxe pessoas de fora, como o Juiz Mauro Antony, o presidente do Caprichoso que prestigia pela primeira vez, o presidente do Garantido, além de vários outros convidados. As pessoas estão entusiasmadas e percebendo que esse festival cresce a cada ano”, ressaltou.
Touro Branco
O boi-bumbá Touro Branco apresentou o tema “O rio comanda a vida”, uma jornada pela Amazônia que explorou as narrativas e vivências carregadas pelos rios, abordando encontros, desencontros, preces e segredos das águas. Inspirado na obra do poeta Leandro Tocantins, o enredo foi resultado de 6 meses de preparação e pesquisa, de acordo com o diretor do Conselho de Arte, Zandonaide Bastos, que expressou satisfação pela apresentação do bumbá. “Tive a honra de ser convidado para desenvolver e pesquisar, e graças a Deus, tudo correu bem no tempo previsto. Com a galera empolgada, saímos não apenas com a sensação de dever cumprido, mas também com a vontade de estar aqui no próximo ano”, disse.
Espalha Emoção
O Boi Espalha Emoção mergulhou na “Herança Cultural da Amazônia”, celebrando a história e tradições do povo amazônico. A apresentação enfatizou a união entre gerações, compartilhando histórias e tradições que ecoam no presente. Ao se despedir do item, a rainha do Folclore, Keane Fonseca, afirmou: “O boi é maravilhoso e sempre bem preparado. As pessoas que trabalham no Espalha são muito apaixonadas pelo boi. Sou mocambense, tenho muito orgulho e estamos com sentimento de dever cumprido”, pontuou.
Fotos: Arleison Cruz
Por Secom