Caprichoso inaugura Praça da Tradição, em homenagem aos baluartes do boi
26 de junho de 2023Espaço Sustentável é atração na Praça da Liberdade
26 de junho de 2023Parintins se prepara para receber a tão aguardada Festa dos Visitantes, que antecede o 56º Festival Folclórico de Parintins, e uma ação conjunta entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Secretaria de Assistência Social (Seas) promove a troca de alimentos não perecíveis por pulseiras de acesso ao evento. A iniciativa, que ocorrerá na Escola Estadual São José Operário, em Parintins, será realizada durante três dias, começando nesta terça-feira (27/06) e se estendendo até quinta-feira (29/06).
A entrada para a Festa dos Visitantes será gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível ou de dois itens específicos que constam em uma lista previamente divulgada nas redes sociais das secretarias envolvidas.
O posto de troca, coleta e armazenamento dos alimentos será montado na Escola Estadual São José Operário, localizada na rua Oneldes Martins, em Parintins, e funcionará das 8h às 14h nos três dias de ação.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, informou que serão disponibilizadas 17 mil pulseiras ao longo dos três dias. Ele destacou que a entrega das pulseiras será feita a partir da doação de dois itens da lista de alimentos estabelecida. Na terça-feira, serão entregues aproximadamente 4.200 pulseiras, mesmo número que será repetido na quarta-feira. No último dia da troca, na quinta-feira, o restante das pulseiras será distribuído.
Cada doador terá seu CPF registrado para receber uma pulseira de acesso, sendo que cada cor de pulseira indicará o setor disponível no Bumbódromo, como pista (arena), galera do Caprichoso, galera do Garantido e cadeiras laterais. Para os camarotes, a quantidade de alimentos doados corresponderá à capacidade de convidados do local, e os alimentos devem ser levados à escola.
Apolo enfatizou que as pulseiras serão colocadas nos doadores no momento da troca dos alimentos. Ele explicou que as pulseiras são de tecido e podem ser utilizadas mesmo durante o banho, tornando-se um souvenir ou adereço para aqueles que irão participar do evento na noite do dia 29 de junho.
Acesso para menores de idade
Durante uma visita técnica à Escola Estadual São José Operário, o secretário executivo de Cultura, Candido Jeremias, discutiu os últimos detalhes da ação integrada. Ele ressaltou a importância de preencher um cadastro no momento da troca dos alimentos.
“É importante mencionar que toda a estrutura montada na escola estadual exigirá o cadastro com RG, CPF e naturalidade da pessoa, além da colocação das pulseiras de acesso à Festa dos Visitantes”, ressaltou Candido.
Crianças a partir de 10 anos podem participar da festa, desde que estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Durante a troca dos alimentos, é necessário apresentar a certidão de
nascimento ou um documento de identificação com foto dos menores, além dos documentos (RG e CPF) dos pais ou responsáveis.
Quanto à destinação das doações, a secretária adjunta da Seas, Selma Melo, informou que será lançado um edital de credenciamento para entidades com sede em Parintins nesta segunda-feira (26/06).
“Através do site da Secretaria de Assistência Social, é possível verificar o edital das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e se inscrever para receber os alimentos não perecíveis e atender a população e a comunidade em situação de vulnerabilidade social”, destacou a secretária. Ela antecipou que a entrega das doações às entidades aprovadas será realizada no dia 4 de julho, no Bumbódromo.
A Festa dos Visitantes 2023, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC) e com apoio cultural da Eneva, será realizada no Bumbódromo pela primeira vez e contará com um palco 360º para receber shows de artistas como Uendel Pinheiro, George Japa, David Assayag, Mickael, Jr Paulain, Rafa Militão, DJ Jorge Neto, Ludmila e Simone Mendes, entre outras atrações nacionais.