Vereador Babá Tupinambá traz esclarecimentos à população sobre a entrega de senhas e o atendimento aos ambulantes no período do festival
12 de junho de 2023Vereador Babá Tupinambá através dos pedidos da população, solicita melhorias nas ruas do Bairro Pascoal Alaggio
13 de junho de 2023Durante sessão na Câmara Municipal desta segunda-feira (12/06), a vereadora Márcia Baranda, do partido MDB, apresentou uma indicação à Prefeitura Municipal de Parintins, visando a inclusão da Terapia Ocupacional na Estratégia de Saúde da Família. A proposta tem como objetivo regulamentar o disposto na Lei 14.231, de 28 de outubro de 2021.
A Estratégia de Saúde da Família é um modelo de atenção à saúde oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) com o intuito de ampliar a cobertura assistencial à população e promover uma maior aproximação dos profissionais de saúde com a realidade das famílias brasileiras. Recentemente, a Lei federal 14.231 foi sancionada, destacando a importância de incorporar outros profissionais além daqueles que já fazem parte das equipes mínimas, compostas por médicos, enfermeiros e agentes de saúde.
A terapia ocupacional é uma disciplina que beneficia pessoas de todas as faixas etárias que possuem limitações ou incapacidades para realizar atividades do dia a dia. O Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) define a terapia ocupacional como uma profissão de nível superior voltada para o estudo, prevenção e tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, sejam elas decorrentes de distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas.
Nesse sentido, a inclusão de profissionais de terapia ocupacional na Estratégia de Saúde da Família se mostra essencial para proporcionar uma atenção integral e de qualidade. Eles trarão conhecimentos específicos que poderão ser compartilhados com os demais profissionais das equipes multiprofissionais, possibilitando ações de prevenção de incapacidades, reabilitação, ressocialização e integração social de pessoas com alguma forma de limitação. Essas medidas certamente terão um grande impacto na autonomia e na qualidade de vida dos indivíduos e de suas famílias.
Diante dessa relevância, a vereadora Márcia Baranda espera contar com a aprovação dos demais vereadores para a sua indicação, a fim de proporcionar uma assistência de saúde mais abrangente e efetiva para a população de Parintins.
Por: Assessoria Parlamentar