Peixe-boi resgatado em Parintins já está integrado ao Laboratório de Mamíferos Aquáticos do INPA
25 de maio de 2023Novos pacientes são beneficiados com implante coclear na rede pública de Saúde do Amazonas
25 de maio de 2023Levar educação ambiental para a zona rural do município de Parintins é um dos objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Sedema. Na quarta-feira, 24, cerca de oitenta comunitários de quatro localidades da região do Uaicurapá, Marajó, Perpétuo Socorro do Remijo, Santo André e Cajual participaram de uma ação ambiental.
A Sedema atuou em parceria com a escola São Pedro do Marajó que recebeu alunos de outras comunidades. Lá os professores já colocam em prática a educação ambiental, sob a coordenação da gestora Rosiane Farias.
A escola do Marajó atua com os ensinos fundamental e tecnológico, enquanto as demais com o fundamental.
As palestras e oficinas foram aplicadas pela coordenadora de educação ambiental da Sedema, Thayssa Matos, o técnico Weider Dray e o assessor João Batista Tita Teixeira.
Os temas abordados foram meio ambiente, preservação da fauna, da flora, dos recursos hídricos, biodiversidade, além da apresentação de vídeos mostrando aos alunos a importância da preservação, evitando práticas da caça de animais silvestres.
A reciclagem também ganhou destaque com a oficina de fabricação de vassouras de garrafas pet. O assessor Tita Teixeira aplicou a oficina aos professores e comunitários que ao final foram certificados pela participação nas ações.
Um destaque foi dado a atuação da Sedema enquanto órgão gestor que atua em parceria com várias entidades para para atender as demandas ambientais.
Os técnicos instalaram uma placa para fixar a comunidade do Marajó como área de preservação permanente.
Por: Sedema Parintins