Em Manaus, Brena Dianná apresenta demandas para o Governo do Estado
20 de maio de 2023Após solicitação de Alex Garcia, deputada Mayra Dias confirma emenda parlamentar para reforma da escola da Santa Rita da Valéria
20 de maio de 2023Piloto amplia identificação precoce da Aids avançada
O Amazonas se prepara para implementar, na modalidade piloto, o Circuito Rápido da Aids Avançada, do Ministério da Saúde, voltado para a priorização da redução do tempo entre o diagnóstico do HIV e o início de profilaxia/tratamento das infecções oportunistas, nos pacientes identificados em situação de AIDS Avançada (quando há comprometimento do sistema imunológico), reduzindo consequentemente, a morbimortalidade das pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).
No Amazonas, o piloto estará presente em Manaus e em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Fundação de Medicina Tropical – Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) e Secretarias Municipais de Saúde de Manaus e de Parintins.
Na quinta-feira (18/05), a FVS-RCP recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde, além de representantes das demais instituições parceiras da iniciativa no estado, como a Semsa de Manaus.
“Com a implantação do Circuito Rápido da Aids Avançada, espera-se um aumento significativo na detecção precoce da infecção pelo HIV e, consequentemente, na redução das complicações decorrentes da Aids. O programa permitirá dar mais velocidade ao acesso aos testes rápidos e ao tratamento especializado”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.
A reunião na FVS-RCP ocorre posteriormente à programação de visitas técnicas do Ministério da Saúde à Clínica da Família Dr. Antonio Reis, à Policlínica Dr. Antonio Comte Teles, à Unidade Básica de Saúde (UBS) Ajuricaba e à FMT-HVD. As visitas técnicas foram realizadas na quarta-feira (17/05) e quinta-feira (18/05).
A coordenadora do Programa Estadual de HIV/Aids e IST’s, na FVS-RCP, Luciana Koba, acrescenta que, com a iniciativa piloto, o paciente será submetido a quatro testes rápidos que, juntos, conseguem levar ao diagnóstico de infecções oportunistas mais rapidamente. “Com esses exames, é possível identificar, rapidamente, se trata-se de paciente com Aids avançada e se está com infecções que se oportunizam desse tipo de público, como as infecções criptococose, tuberculose e histoplasmose”, detalha.
Circuito Rápido da Aids Avançada
O Circuito Rápido da Aids Avançada é um projeto inovador que busca agilizar o acesso ao diagnóstico e tratamento da Aids. Através de estratégias de testagem rápida e acompanhamento médico especializado, o programa tem como objetivo identificar precocemente a infecção pelo HIV e oferecer cuidado abrangente às pessoas em estágio avançado da doença.
FOTO: Divulgação/FVS-RCP e Girlene Medeiros/FVS-RCP