NEABI Parintins promove Feira Gastronômica: saberes e sabores indígenas
15 de abril de 2023Vereador Mateus Assayag reforça pedido ao FNDE para elaboração de novos modelos de escolas na várzea
17 de abril de 2023Debate organizado pela OAB-AM contou com a participação de representantes da sociedade civil e instituições públicas
Na manhã desta sexta-feira (14/04), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto participou de audiência pública promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM), que debateu sobre segurança nas escolas. Com a presença da sociedade civil e instituições públicas, o encontro discutiu sobre as ações de segurança escolar, bem como novas soluções sobre o tema, para coibir ameaças e atos de violência em unidades de ensino.
Durante a audiência, a secretária de Educação, Kuka Chaves, destacou as ações em resposta imediata às ameaças de ataques que o Governo do Amazonas criou, entre as quais a implantação do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise) no âmbito da Secretaria de Educação. A iniciativa, até o momento, já resultou na apreensão de mais de 50 adolescentes envolvidos na propagação de ameaças de atentados a escolas.
“O Nise foi criado para dar agilidade e monitorar as denúncias de possíveis ataques e para averiguar a veracidade das informações. O governador Wilson Lima também deu uma pronta resposta com a criação do Comitê Interinstitucional de Proteção, Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar e o fortalecimento das ações conjuntas entre as áreas da Educação, Segurança, Inteligência, Saúde, Assistência Social e da Justiça. Todos temos trabalhado diuturnamente em contato direto com as polícias Civil e Militar”, destacou a secretária de educação, Kuka Chaves.
Participação familiar
Durante a audiência, a secretária destacou a importância da participação familiar nas ações de segurança escolar. De acordo com ela, os pais e/ou responsáveis são figuras centrais no debate.
“O que estamos enfrentando não é um problema exclusivo da educação ou da segurança, mas também, um problema da sociedade, de resgate das famílias. Por isso, pedimos ajuda aos pais ou responsáveis. Observem com mais atenção os seus filhos, verifiquem suas interações na internet, os cadernos, as mochilas. É olhar nos olhos dos filhos, de maneira carinhosa e sensível”, afirmou.
Agilidade
Organizadora da audiência pública, a OAB-AM, com o apoio da Comissão de Segurança Privada, Comissão OAB Vai à Escola, da Comissão de Proteção à Criança e ao Adolescente, destacou a celeridade do Estado em tomar as ações necessárias para solucionar o momento de crise.
“Nesse momento de dificuldade, o Estado e a sociedade trabalharam com agilidade. Rapidamente houve uma união e as decisões foram tomadas, sem omissão”, enfatizou o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça.
O espaço de diálogo e exposição de ideais proporcionado pela audiência pública também foi destacado pelo titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), General Carlos Alberto Mansur. O secretário ressaltou as medidas que foram tomadas pelo Governo do Amazonas.
“Importante iniciativa da OAB Amazonas, onde a sociedade pode apresentar as suas demandas, preocupações e sugestões. Na audiência, temos a oportunidade de escutar e avaliar todas as sugestões colocadas em pautas, bem como poder dizer o que as forças de segurança do estado estão realizando. Estamos atentos às situações nas escolas, fortalecendo o trabalho integrado e buscando novas fórmulas, ações, para cada vez mais, melhorar o ambiente de segurança dentro de escolas”.
A audiência pública está disponível, na íntegra, por meio página oficial da OAB-AM no Youtube, e pode ser acessada pelo link https://bit.ly/audienciasegurancanasescolas
FOTO: Euzivaldo Queiroz/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto