JEPs: Escola Suzana Azêdo conquista feito inédito e vai representar Parintins no Pólo III em Maués
29 de março de 2023Carmabazepina: medicamento utilizado no tratamento de pessoas om autismo, epilepsia e esquizofrenia – está em falta em Parintins
29 de março de 2023A tuberculose (TB) ainda se apresenta como um grave problema de saúde pública no mundo, com mais de 10 milhões de casos e 1,3 milhões de mortes anualmente. Em 2020, no Brasil, foram notificados 66.819 casos novos de TB, e aproximadamente 913 casos de TB drogarresistente. Cerca de 4.500 pessoas vão a óbito, anualmente, por essa doença no país.
Tento em posse os dados apresentados a Vereadora Márcia Baranda (MDB) solicitou em sessão ordinária na Câmara Municipal de Parintins, realizada na manhã de terça-feira (28), da Prefeitura Municipal de Parintins, a Implantação de Serviço de Teste Rápido Molecular – TRM para Diagnóstico de Tuberculose no município.
A vereadora destacou em plenário que a utilização desse serviço beneficiará de forma significativa a população e sugere a Prefeitura de Parintins buscar parcerias com o Governo Federal e Estadual para sua implantação do teste rápido molecular.
“Com as tecnologias atuais, a melhor estratégia para controlar a transmissão e reduzir a incidência da tuberculose é o diagnóstico e tratamento dos casos pulmonares bacilíferos”, ressaltou a parlamentar.
Vale lembrar que o Brasil incorporou, em 2014, o teste rápido molecular (TRM), recomendando-o como estratégia inicial para diagnóstico da TB e detecção da resistência à rifampicina. Já foram realizados vários estudos sobre o uso desses testes rápido, e de forma global, apresentou impacto positivo nas estratégias de controle da TB do Brasil, reestruturando a rede de diagnóstico da doença, aumentando a confirmação laboratorial, e diminuindo o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento.
Por: Assessoria Parlamentar