Invicto: São Paulo conquista título inédito do Parintinzão
18 de dezembro de 2022Mais de 2 mil metros de rede de água são expandidos no Ramal dos Reis, no Aninga
20 de dezembro de 2022Os serviços prestados pelo Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, via Acordo de Cooperação Técnica da Prefeitura de Parintins com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), mudam a perspectiva de vida de 120 famílias dos projetos de assentamento Vila Amazônia e Ilha do Paraná de Parintins. Ambos os territórios do Governo Federal são atendidos pelo Programa Titula Brasil executado pela Sempa (Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento) desde maio de 2021.
Em um ano e meio de atuação, a equipe do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária de Parintins intensificou os atendimentos aos assentados com processos pendentes ou desatualizados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e foi qualificada em treinamentos pelo Incra para vistoria técnica, com fins de titulação. O plano de trabalho do Programa Titula Brasil é colocado em prática pelo prefeito Bi Garcia, secretário de produção rural, Tião Teixeira, superintendente do Incra no Amazonas, João Jornada, e o assessor técnico Sandro Martins.
O resultado da parceria institucional constituída pela Prefeitura de Parintins com o Incra é o acesso mais próximo da política de reforma agrária na sede da Sempa, localizada na Rua Paes de Andrade, nº 747, Centro de Parintins. O presidente do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, Tião Teixeira, afirma que a conquista de 120 documentos das terras é a legitimação dessas famílias nos projetos de assentamento Vila Amazônia e Ilha do Paraná de Parintins.
Os 120 beneficiários contemplados com títulos definitivos são convocados a comparecer na Sempa, de 19 a 20 de dezembro, das 8h às 14h. Nesses dois dias, uma equipe da Superintendência do Incra no Amazonas se integra ao Núcleo Municipal de Regularização Fundiária para a coleta de assinaturas e a conferência dos nomes dos assentados. A histórica entrega dos títulos definitivos ficou definida para o Auditório do Centro do Idoso Pastor Lessa, dia 21 de dezembro, às 7h.
Fotos: Júnior Preto
Por: Secom Parintins