Campanha conscientiza população de Parintins sobre consumo consciente para o desenvolvimento sustentável
24 de outubro de 2022Márcia Baranda indica implantação de um Centro de Controle de Zoonoses
24 de outubro de 2022Aconteceu domingo, dia 23, na capital do Amazonas, A Maratona de Manaus 2022. Victor Gama, 24, Apoena Fernandes, 34, Jadson Araújo, 42, Cleide Menezes, 45, Luciana Garcia, 45, Benedita Barros, 45 e Delma Leão,57, representaram a ilha
O evento esportivo de corrida pedestre que integra 4 percursos, sendo de 42km, 21km, 10km e 5km, pelos principais pontos turísticos da cidade, como: ponte Rio Negro, Teatro Amazonas, Arena da Amazônia e outros, foram trajetos para esse desafio.
A Maratona é um evento internacional que atrai atletas do Brasil e de outros países, interessados em conhecer as belezas naturais do estado do Amazonas e, acima de tudo, se superar. Segundo a organização, a edição desse ano, o desafio reuniu mais de cinco mil atletas inscritos.
Sete atletas de Parintins marcaram presença no desafio. Victor Gama, 24, Apoena Fernandes, 34, Jadson Araújo, 42, Cleide Menezes, 45, Luciana Garcia, 45, Benedita Barros, 45 e Delma Leão,57, representaram a ilha.
Completando a prova de 42km em 4 horas e 37 minutos, Benedita Barros destaca o desafio e agradece o apoio daqueles que colaboraram com ida dela para capital.
“Difícil, mas cheguei, graças a Deus! Pela primeira vez participei da Maratona Internacional de Manaus 42km, com o tempo de 4 horas e 37 minutos. Agradeço ao meu treinador Aldo Oliveira, que sempre me incentivou e me apoiou. Ao Desporto Parintins em nome da Neia Guerreiro e Sandro Jacinto pelo apoio. Ao grupo Parintins Runners, na pessoa do Juscelino Manso e Enderson”.
Com 24 anos, sendo o mais jovem da equipe, Victor Gama fala sobre a sua participação na meia maratona, na corrida de 21km.
“Minha motivação é cada vez mais correr distancias maiores, já corri 5, já corri 10 e agora corri 21km. Eu participo porque gosto demais das corridas.”, disse o jovem atleta.
Jadson Araújo, 42 anos, correu sua primeira maratona e conseguiu graças a parceria de amigos. “Correr na maratona foi, superação e um grande desafio. Sempre quis fazer 42km e agora realizei. Confesso que não foi fácil, mas consegui. Através do meu amigo Aldo Oliveira e suas orientações tive essa oportunidade em estar apto a concluir essa nova etapa em minha. Gratidão sempre”, completa Jadson.
Apoena Fernandes, atleta atuante nas competições em Parintins, também fala sobre a sua preparação e participação no desafio de 42km, destacando que o hábito de correr é terapêutico. “Já fiz duas meias -maratona. Esse foi meus primeiros 42 km. Estava muito ansiosa. Nesse período busquei personal para me ajudar nos treinos específicos para a corrida. Foi uma emoção essa corrida”, declarou a atleta.
Ter resistência mental para superar o cansaço físico nos últimos quilômetros é a técnica que Luciana Garcia usa nas maratonas que participa. “Cada corrida, ou esporte que faço eu tomo como um problema que consegui superar na vida. E isso me realiza como ser humano. Temos sempre apoio de pessoas que são parceiros do esporte independente de sua região. Maratona nos proporciona conhecer pessoas também” relata, Luciana.
Para a empreendedora Delma Leão, 57, que está de volta após um ano devido uma lesão no joelho ocasionada em sua última corrida de 21km, a Maratona de Manaus deste ano, onde ela resolveu superar os 10km, foi de muita emoção.
“Feliz em estar de volta em mais uma maratona, após 1 ano quando eu tentei fazer 21km. Passei por uma lesão que me deixou 3 meses em uma cadeira de rodas. Hoje agradeço a Deus por estar de volta, pois foram 10km de muita emoção. Em cada ponto de Kilometragem eu vivia a emoção de ter a oportunidade de estar de volta, superar todas as dores foi o maior desafio. Grata a Deus, minha família, amigos e ao Desporto Parintins, que sempre esteve presente em nossas vidas.”, disse Delma.
A atleta Cleide Menezes participa de sua 3° maratona e ressalta que os 42km que superou é apenas um treino para o próximo desafio.
“Participo, pela motivação para mim, porque gosto de me desafiar, por amor ao esporte e tudo isso só me faz crescer mais fisicamente, o que me motiva a quantidade de quilômetros. Tenho uma preocupação com vários profissionais na área, a exemplo, educadores físicos, nutricionista, massagista, suplementação adequada de acordo com os treinos é um bom preparo físico. Mas uma novidade: não vou parar nós 42km, agora em novembro irei fazer a ultramaratona de Selva Santarém, 70km.”, finaliza Cleide.
O clima de Manaus, por si só, é um desafio. Por isso, a organização da Maratona oferece estrutura diferenciada, pontualidade e ações de sustentabilidade ambiental, como: reciclagem e reutilização dos plásticos utilizados no evento, o que gera emprego e renda para a população. A maratona de Manaus é a maratona de rua mais desafiadora do Brasil!
Confira a Galeria do momento dos Atletas em Manaus: