Importantes nomes da cultura amazonense declaram voto a Brena Dianná para deputada estadual
25 de setembro de 2022Estudante do Distrito Caburi conquista medalha de ouro na XVI Olimpiada Parintinense de Matemática
25 de setembro de 2022Iniciou ontem, 24 de setembro, na casa do índio, em Parintins, o primeiro curso intensivo para indígena. O projeto intitulado: Empreendedorismo sustentável: Uma proposta social, econômica e ambiental para promoção de renda de mulheres indígenas na casa do índio em Parintins –Amazonas, é uma iniciativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, sendo uma proposta do Núcleo de estudos Afro – Brasileiro e Indígena -NEABI, que é coordenado pela professora Francine Pereira Rebelo e conta com uma equipe de técnicos e professores do IFAM, coordenado pela Profa. Dra. Christiane Pereira Rodrigues, e equipe de discentes e colaboradores: Ericka Lorrayne Vieira Teixeira, Dimitry Ramos Pontes, Josiel Viana e Viana e Laiane da Silva e Silva.
Com objetivo de estimular a educação empreendedora sustentável de mulheres indígenas de Parintins e responder de forma inovadora aos desafios de empreender na Amazônia, levando em consideração os aspectos: ambientais, sociais, políticos e econômicos, o projeto oferecerá cursos às mulheres indígenas, para que elas possam produzir seus produtos. Cursos como: produção de mudas (plantas medicinais, plantas PANCs), jardinagem, produção de hortaliças e Identificação de Oportunidades de negócios na Amazônia serão ofertados no projeto.
A cada finalização de curso será realizada avaliação dos participantes. Os professores e equipe prestarão auxílio com intuito de identificar as maiores dificuldades ao decorrer do processo de ensino aprendizagem, para que assim possa melhorar coletivamente e traçar metas reais de como empreender em Parintins de forma sustentável.
Para finalização, o projeto prever a realização da I FEIRA DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS DE MULHERES INDÍGENAS EM PARINTINS com os produtos desenvolvidos durante o curso. A data prevista para acontecer a exposição é dezembro de 2022.
“Este projeto tem como objetivo trabalhar a oferta de curso voltados ao empreendedorismo sustentável para promoção de renda de mulheres indígenas no município de Parintins, trinta indígenas da casa do Índio já foram capacitados e esperamos ter oportunidade de capacitar mais.”, disse a coordenadora do projeto, Dra. Christiane Pereira Rodrigues.
O curso do dia 24 de setembro de capacitação de artesanato rústico em palha e madeira, foi ministrado pelo professor Ângelo Ramos Pontes e o curso de biojóia com o uso de sementes de açaí pela professora, Rauriane Ferreira dos Santos. Os participantes indígenas já receberam certificação desses primeiros cursos.