Saullo intensifica corrida para Câmara Federal e visita 15 municípios em uma semana
12 de setembro de 2022Melhorias de escolas, água, iluminação e ampliação de postos de saúde estão entre os pedidos da zona rural defendidos por Márcia Baranda na Câmara Municipal
12 de setembro de 2022Outros quatro trabalhos foram finalistas; oito estudantes do curso participaram presencialmente da cerimônia de premiação, em João Pessoa-PB
A estudante Ádria Albuquerque, parintinense e indígena da etnia Sateré-Mawé, venceu o Prêmio Expocom Nacional 2022. Assim como o trabalho dela, outros quatro foram finalistas da premiação nacional, que teve sua cerimônia de entrega realizada na última sexta (9) em João Pessoa, capital da Paraíba. A solenidade aconteceu durante o encerramento do 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2022). Os trabalhos foram resultados das disciplinas desenvolvidas no curso de Comunicação Social-Jornalismo do Instituto de Ciências Socias, Educação e Zootecnia (Icsez) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), campus Parintins.
Ao todo, oito estudantes do curso participaram presencialmente do evento: Ádria Albuquerque, Estéfany Alexandra, July Anna Barbosa, Soraia Castro, Karen Barbosa, Willian Ythano, Ralf Batista e Pablo Luz. O custeio das passagens, alojamento e alimentação de todos foi doado pelo governador Wilson Lima e pelos deputados Saulo Viana, Marcelo Ramos e Tony Medeiros, além do vereador Matheus Assayag. Os estudantes também contaram com doações por meio de uma “vaquinha digital”, organizada pela professora Marina Magalhães.
O trabalho da estudante premiada nacionalmente é intitulado “A religiosidade em meio à pandemia”. Venceu na categoria “Produção Transdisciplinar”, modalidade “Fotografia Artística” e foi orientado pelo professor Marcelo Rodrigo, atual coordenador do curso e que também acompanhou os alunos presencialmente durante o evento.
A fotografia vencedora retrata um momento singelo de oração durante a quarentena de Covid-19 de Antônio Corrêa Xavier, parintinense nascido na comunidade Paraná do Arco. Ele é o avô da estudante vencedora e foi também sua fonte de inspiração e reflexão durante o desenvolvimento da atividade da disciplina de fotografia, em 2021.
Os demais trabalhos finalistas foram: “Revista Amazon”, que teve como aluno líder Willian Ythano, orientado pela professora Marina Magalhães; “(Des)níveis)”, que teve como aluna líder July Anna Barnosa; “Anfíbios”, liderado pelo aluno Ralf Cordeiro; e “Blog Panorama Ribeirinho”, liderado pela estudante Estéfany Alexandra. Os quatro orientados pelo professor Marcelo Rodrigo. Para ser finalistas do prêmio nacional, todos os trabalhos precisaram vencer a etapa regional Norte do Expocom 2022.
Por: Marcelo Rodrigo – Coordenador Curso de Comunicação Social-Jornalismo