Mais que um clube: MDS F.C comemora 5 anos de história
18 de agosto de 2022Naufrágio em Nhamundá: Confira a nota oficial da Marinha do Brasil sobre o caso
20 de agosto de 2022No dia de 22 de agosto se comemora o dia do folclore e nesta data será realizada no auditório do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia -ICSEZ, unidade UFAM em Parintins, a avant-première do documentário “Nem azul, nem vermelho, Boi Rasgadinho é o Boi Babadeiro”.
Com direção de Kelly Sobral, o documentário conta com a produção de Tucandeira Films, ImaginarioZ Produções&Filmes e Amazon Rec e foi comtemplado no Prêmio Amazonas Criativo, Edital 07/2021.
O evento de exibição previsto para iniciar às 18h30 faz parte da programação de 15 anos do ICSEZ, onde Sobral estudou jornalismo. “Acredito que a avant-première na Ufam é um feedbak para o curso de Comunicação Social-Jornalismo. E também podemos considerar como um incentivo para os discentes do curso”, enfatizou a diretora.
Sobral também destaca como foi o processo de produção do documentário, que segundo ela evidencia a história de pessoas por trás de um Boi LGBTQIA+ em Parintins. “O Boi Rasgadinho é uma família de pessoas criativas, as quais enfrentam durante o dia a dia o olhar de julgamento da sociedade, o documentário mostra o cotidiano das pessoas que formam a família Rasgadinho”.
O presidente e fundador do Boi Rasgadinho, Alex Carneiro, que acompanhou a produção durante as etapas de produção do documentário fala sobre a sua expectativa para o dia de lançamento do filme.
“Todo mundo está muito ansioso para ver porque afinal de contas é uma materialização da história do Boi Rasgadinho. São mais 10 anos documentados neste documentário. Vai ser incrível ver isso de uma forma inédita no auditório. É a nossa girada de chave para a nossa festa do ano que vem”, disse Alex empolgado.
A festa do Rasgadinho é realizada todo ano no dia 11 de junho e a deste ano faz parte do documentário.
Buscando valorizar o dia do folclore com a exibição do documentário, bem como os 15 anos do ICSEZ, Sobral finaliza convidando a todos para comparecer ao evento, que possui entrada gratuita.
“Venha assistir ao documentário conhecer um pouco mais a diversidade cultural da nossa cidade, a história de um boi que está ganhando seu espaço mediante o empenho de um grupo de amigos que amam brincar de boi”, finalizou.
Por: Marcos Butel