Colégio Batista de Parintins lamenta falecimento de estudante do educandário
27 de agosto de 2022Vereador Babá Tupinambá tem participação ativa na conquista da expansão da rede elétrica da comunidade São Tomé
27 de agosto de 2022A COMISSÃO JULGADORA do XXXII Festival Folclórico do Município de Barreirinha, horas antes do início das apresentações dos Touros (Branco e Preto), veiom a público esclarecer que o evento não terá disputa neste ano.
Confira a nota da Prefeitura sobre o motivo e a péssima repercussão da decisão
1 – Dia 20/08/22 foram efetuadas as compras das passagens aéreas dos jurados, enviadas e confirmado imediatamente com cada um deles. A escolha dos profissionais foi feita previamente em reunião em comum acordo entre as duas agremiações folclóricas.
2 – O JURADO, oriundo da Universidade Federal do Pará, Belém/PA, escolhido para julgar o Bloco “B”, conseguiu viajar até Manaus com sucesso.
3 – O JURADO, oriundo da Universidade de Brasília, Brasília/DF, escolhido para julgar o Bloco “A”, e o JURADO da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, escolhido para julgar o Bloco “C”, ambos tiveram problemas quanto ao voo de origem e não conseguiram se fazer presentes.
4 – A Comissão está apurando a causa da eventualidade se por culpa da Companhia aérea ou culpa exclusiva do jurado.
5 – Após os eventos foram feitas tentativas em novos voos, porém não havia disponíveis em horários satisfatórios, nem em Salvador/BA nem em Brasília/DF.
6 – Diante desse fato a Comissão Julgadora convocou os Presidentes e Delegados das duas agremiações para reunião que iniciou às 10:00h, para expor o problema, e solicitar autorização para convocar e trazer jurados de Manaus/AM, professores efetivos da Universidade Federal do Amazonas-UFAM ou Universidade do Estado do Amazonas – UEA, porém, a agremiação Touro Branco não concordou.
7 – Ato contínuo, a Comissão resgatou os currículos, enviados anteriormente, de candidatos a jurados e detectou 02 professores efetivos da Universidade Federal do Pará, Belém/PA com disponibilidade e dispostos em estar hoje 27/08/22 para atuar no evento.
8- Desse modo a Comissão fez nova convocação para reunião que iniciou às 12:00h para colocar para aceitação os currículos de jurados da Universidade Federal do Pará. Foi informado a todos que caso houvesse aceitação a Prefeitura Municipal já havia iniciado as tratativas com uma empresa aérea para buscá-los em voo direto Belém-Barreirinha/AM. Na reunião o Touro Branco, por meio de seus representantes descartaram essa opção fundamentando sua decisão no fato do Pará ser muito próximo geograficamente de Parintins, e haver a possibilidade dos jurados, eventualmente, já terem preferência por uma das cores oficiais dos touros que coincidem com os bois daquela cidade, e também que não poderiam atuar jurados de uma mesma instituição. Noutro passo o Touro Preto concordou com a alternativa, porém, a decisão sobre os jurados tem que ser unânime, por essa razão, jurados de Belém/PA, foram descartados.
9 – A Comissão Julgadora advertiu que o descarte de jurados do Estado do Pará bem como a proibição de jurados de uma mesma instituição não consta no regulamento e solicitado ao corpo administrativo do Touro Branco que reconsiderasse a opção.
10 – Foi novamente convocada outra reunião, que iniciou as 13:00h com o corpo administrativo do Touro Branco e Touro Preto para última decisão, que após deliberação o Touro Branco reafirmou seu posicionamento sobre não concordar com jurados do estado do Pará, jurados de uma mesma instituição bem como falta de formação técnica dos jurados apresentados para julgar os blocos. Por sua vez, o Touro Preto reafirmou concordando com a alternativa, porém, a decisão sobre os jurados tem que ser unânime, por essa razão, jurados de Belém/PA, foram descartados.
11 – A Comissão, incluindo membros Representantes das Agremiações Touro Branco e Touro Preto, com base nas ocorrências e condições impostas, na falta de jurados suficientes para julgar os itens da disputa, declararam por não haver disputa com aferição de Notas nesta edição de 2022.
Barreirinha/AM 27 de agosto de 2022
KLELSON ALVES DA SILVA – Presidente da Comissão Julgadora.
ERONILDO MESQUITA CABRAL – Membro Presidente da Comissão Julgadora.
RAIMUNDO LUIZ NASCIMENTO DA SILVA – Membro Presidente da Comissão Julgadora
RILDO ALFAIA COELHO – Delegado da ASSOCIAÇÃO CULTURAL BOI BUMBÁ “TOURO BRANCO”.
JULIANA COSTA DA SILVA – Representante da ASSOCIAÇÃO CULTURAL BOI BUMBÁ “TOURO BRANCO”.
FRANK POLUBER MACHADO BELTRÃO – Presidente da ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA BOI BUMBÁ “TOURO PRETO”.
HELITON JOSÉ BELTRÃO CARNEIRO – Delegado da ASSOCIAÇÃO FOLCLÓRICA BOI BUMBÁ “TOURO PRETO