Patrocinadores do Festival viabilizam pagamento de trabalhadores do boi Garantido
9 de julho de 2022Caprichoso encerra pagamento da folha de colaboradores na terça-feira
9 de julho de 2022O atleta serve de exemplo ao superar o problema de saúde e lutar por uma medalha na disputa escolar estadual
O atleta da Escola Estadual Nossa Senhora do Carmo, Kayro Murilo Souza, 14 anos, encontrou na natação, a superação da escoliose e é um dos nomes que compõem a equipe de natação de Parintins na disputa dos Jogos Escolares do Amazonas – JEAs, que acontece em Manaus de 13 a 25 de julho.
De acordo com a mãe do atleta, Márcia Paixão, “o Kayro começou na modalidade por problema de saúde e hoje está indo competir como atleta. Isso é gratificante pra gente como mãe. É a primeira vez que ele vai sair sem mim, o coração está apertado, mas sei que ele está em boas mãos, com pessoas de responsabilidade e a gente espera que eles tragam medalhas, porque são muitos dedicados e, quem sabe no futuro se tornam um atleta profissional da seleção amazonense ou brasileira”.
Sobre a preparação do filho, Márcia Paixão, afirma que ele (Kayro) tem melhorado bastante, tanto no condicionamento físico como na questão de comportamento. “A natação também é importante na questão disciplinar e com o professor Jamil e a Raaby, o Kayro tem se desenvolvido bastante”, reitera.
A escoliose é uma condição caracterizada pela curvatura anormal na coluna vertebral. “A natação é importante no alívio das dores corporais e na diminuição dos quadros da doença. A diminuição da sensação gravitacional na água faz com que a fluidez dos movimentos em ambiente aquático gere uma diminuição imediata nas dores e desconfortos causados pela doença, melhorando a circulação e a tensão no corpo”, afirma o professor Jamil Medeiros (treinador da equipe de natação parintinense).
Texto e foto: Kedson Silva