Definida programação da disputa de quadrilhas, danças e bois mirins
8 de junho de 2022Jofre Cohen e Albert Einstein fecham parceria para oferecimento de atendimentos em cardiologia e neurologia
8 de junho de 2022O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Tony Medeiros. Estimativa é que cerca de mil trabalhadores atuem no serviço de transporte de passageiros tradicional em Parintins (FOTO: Bruno Zanardo/Secom)
Os tricicleiros de Parintins, agora, são Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Amazonas. O decreto com a medida foi sancionado pelo governador Wilson Lima e publicado no mês passado no Diário Oficial (DOE). O tradicional meio de transporte da ilha dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido remonta à década de 1980 e, atualmente, é o meio de vida de cerca de mil trabalhadores.
Desde 2019, o governo estadual vem adotando medidas que visam melhorias para a categoria de trabalhadores. Foi realizada a reforma de 200 triciclos, oferta de cursos de inglês para os profissionais do segmento, entregas de uniformes para 500 profissionais, entre outras ações para valorização da categoria.
A Lei Estadual nº 5.887 traz reconhecimento para uma modalidade que surgiu na década de 1980, a partir da necessidade de transportar os produtos agrícolas dos ribeirinhos para comercialização na cidade. Com o crescimento turístico em virtude do Festival Folclórico de Parintins, os profissionais acabaram usando o equipamento para fazer a locomoção dos visitantes.
Por Secom AM