Livro em LIBRAS com sinais regionais será lançado em Parintins
20 de junho de 2022Sentimento Caprichoso: Christiane Ferreira é a primeira torcedora a chegar na fila da galera azul
22 de junho de 2022A Gincana conta com a participação voluntária de 16 jovens e foi lançada nesta segunda-feira (20/06), no Centro Multifuncional de Parintins
Com o intuito de mobilizar moradores e visitantes para a reciclagem durante a semana do festival, os jovens participantes realizam desafios que devem ser cumpridos até o final de cada dia. A campanha, fruto da parceria entre o Governo do Amazonas, mediante a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e Coca-Cola Brasil, pretende promover um Festival mais limpo por meio do incentivo ao descarte correto de resíduos recicláveis.
A secretária executiva-adjunta de gestão ambiental da Sema, Fabrícia Arruda, enfatiza a importância da participação de jovens e da sociedade civil nesta campanha pelo meio ambiente.
“Essa gincana tem o objetivo maior de criar um senso de pertencimento nesses jovens e em toda a cidade em torno dessa temática, garantido que o que puder ser reciclado vá para as mãos dos catadores, e não para o aterro controlado do município, gerando benefício ambiental para toda a cidade e, também, gerando renda sustentável para esses colaboradores”, disse.
Os 16 jovens participantes estão divididos em 3 equipes, sendo elas a Recicleitons, Acadêmicos Sustentáveis e Heróis da Ecologia. Eles receberão um kit de participante e ao final, um certificado, bem como prêmios surpresas conforme avançam nas atividades da gincana.
O acadêmico de Artes Visuais da Ufam, Lucas Vasconcelos, que decidiu participar da gincana juntamente com seus amigos da universidade, ressalta a importância da campanha.
“Nós jovens queríamos sair da nossa zona de conforto, sair mais da Universidade e trazer para a sociedade a importância de reciclar, de estar aqui apoiando esse projeto, a reciclagem e tudo que é sustentável e novo. A gente abraçou essa causa”, destacou Lucas.
Na segunda-feira (20/06), a primeira missão dos envolvidos na gincana foi apresentar ideias para ajudar Parintins a ter um festival mais sustentável e consciente. Hoje (21/06) eles saíram às ruas da cidade afim de coletar informações para construir uma Parintins mais limpa e sustentável.
A campanha conta com o apoio operacional executado pela Impact Hub Manaus. Outros parceiros são o Ipaam, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), Solar Coca-Cola e empresa Santa Luzia. A Prefeitura de Parintins também está envolvida por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), juntamente com a Associação de Catadores de Lixo de Parintins (Ascalpin), e as associações folclóricas dos dois bois, Garantido e Caprichoso.
Por: Marcos Butel