Câmara de Parintins reprova em segunda votação projeto de lei que reduziria o valor da COSIP, conhecida como Taxa de Iluminação Pública
14 de junho de 2022Surdos de Parintins se reúnem para gravar clip com tradução em libras
15 de junho de 2022Conferências, mesas-redondas, apresentações de pesquisas em grupos de trabalho (online) e lançamento de livros marcam a III Jornada Pan-Amazônica de Folkcomunicação e o V Encontro de Comunicação de Parintins (Encomtins). O evento acontece nos dias 20, 21 e 22 de junho, no Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, da Universidade Federal do Amazonas (Icsez/Ufam), localizado na estrada do Macurany, bairro Jacareacanga, e tem como foco promover reflexões sobre as relações entre a comunicação, a cultura e a crise do jornalismo com a presença de palestrantes regionais, nacionais e internacionais.
Os eventos são promovidos em parceria com a Faculdade de Comunicação e Informação (FIC/Ufam) e dos grupos de pesquisas Visualidades Amazônicas (VIA/ICSEZ) e Comunicação, Cultura e Amazônia (Trokano/FIC), e com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A programação terá transmissão pelo Canal Portal da Ciência no YouTube. Panfletagem com a programação e um rápido discurso sobre o evento, vem sendo realizado pelos coordenadores junto a classe acadêmica.
Dentre os palestrantes está a jornalista Eliane Brum, que trabalhará a temática: “Jornalismo de investigação e denúncia em defesa da Amazônia”, no segundo dia de evento, a partir das 10h15min, no auditório do ICSEZ/Ufam. A jornalista trabalhou 11 anos como repórter do jornal Zero Hora, de Porto Alegre, e 10 anos como repórter especial da Revista Época, em São Paulo. Desde 2010, Elaine Brum atua como freelancer e faz projetos de longo prazo com populações tradicionais da Amazônia e das periferias da Grande São Paulo. Tornou-se referência no jornalismo brasileiro. Seus textos se destacam tanto pela profundidade da investigação como pelo teor literário. Em suas crônicas, entrevistas, ensaios, os dados e fatos se mostram como ponto de partida para refletir sobre as questões políticas e sociais de que tratam.
O jornalista Felipe Pena, autor de dez obras da área de Comunicação, participa da conferência de abertura do evento (segunda-feira, 20), com o tema “Jornalismo em tempos de crise”, a partir das 8:30h. Pena é professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense.
Mais de dez pesquisadores devem participar da programação, dentre eles, os internacionais María Isabel Noreña (Corporación Universitaria Minuto de Dios, Colombia) e Ruan Ramos Martins (Pontifícia Universidad Javeriana, Colombia), além dos nacionais, professoras Helena Theodoro (IFCS/UFRJ), Marilene Corrêa (IFCHS/Ufam), Vilso Junior Chierentin Santi (UFRR), Janine de Kássia Rocha Bargas (UFESSPA), Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior (UFT), Cristina Schmidt (FABE) e Diego Omar da Silveira (UEA), compõem a lista de convidados.
“Esse é o nosso primeiro evento presencial depois de um episódio totalmente remoto. A universidade proporciona aos acadêmicos esse contato com nossos autores, o que é uma experiência única. Em outro momento íamos precisar nos deslocar daqui de Parintins e, nesse momento, a gente só precisa se inscrever. Então vale a pena, a expectativa está em alta e é só aproveitar”, comemora a acadêmica do curso de Jornalismo, Ana Beatriz Viana.
Programação
Dia 20/06 (Segunda-Feira)
Local: Auditório do ICSEZ/UFAM
08h – Credenciamento
08h30min – Conferência 1 – Crise no jornalismo
10h – Intervalo
10h15min – Mesa 1: Folkcomunicação intercultural: o reconhecimento do diverso na Pan-Amazônia
12h – Intervalo
14h – Mesa 2: Jornalismo em tempos de crise
15h45min – Intervalo
16h – Palestra 1: Multi-territorialidade e governança dos povos da Amazônia
17h45 – Intervalo
18h – Cerimônia de abertura
18h30 – Conferência 2: Metamorfoses da Pan Amazônia
19h30min – Programação Cultural de Abertura
Dia 21/06 (Terça-Feira)
Local: Auditório do ICSEZ/UFAM
08h – Credenciamento
08h30min – Mesa 3: Comunicação, Amazônia e Movimentos Sociais
10h – Intervalo
10h15min – Palestra 2: Jornalismo de investigação e denúncia em defesa da Amazônia
12h – Intervalo
14h – Mesa 4: Jornalismo e Net-Ativismo Amazônico
15h45min – Intervalo
16h – Palestra 3: O tratamento informativo do ambiental
18h – Programação Cultural
Dia 22/06 (Quarta-Feira)
Local: Auditório do ICSEZ/UFAM
08h30min – Mesa 5: Carnaval e Boi-bumbá: resistência e festa populares
10h – Intervalo
10h15min – Mesa 6: Educação para a Cidadania Digital
12h – Intervalo
14h – Sessões dos Grupos de Trabalho (GT´s)
15h45min – Intervalo
16h – Mesa 7: Vozes da Amazônia: resistência e decolonialidade
17h45 – Intervalo
18h – Cerimônia de Encerramento
As inscrições para os eventos podem ser feitas por meio do link https://doity.com.br/jornada-encontins/inscrição até o dia 16 de junho, ao preço de R$ 10 para estudantes de graduação e R$ 40 para professores, pesquisadores e profissionais. Mais informações sobre os eventos, com detalhes sobre os palestrantes, podem ser acessadas pelo link: https://doity.com.br/jornada-encomtins.
Por: Assessoria