Prefeitura de Parintins mecaniza pastagem em fazenda para fortalecer produção de leite
23 de maio de 2022Faculdade Senac promove campanha de arrecadação para as famílias do Bairro Lady Laura
23 de maio de 2022A contratação de profissionais na área de psiquiatria e psicologia para atender os altos números de casos de ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros transtornos mentais foi solicitada pela vereadora Márcia Baranda( MDB), na sessão da Câmara Municipal de Parintins nesta segunda-feira (23/05).
Márcia pediu que a Prefeitura Municipal faça a contratação por meio da Secretaria Municipal de Saúde, considerando que em Parintins a demanda de atendimentos psicológicos no Centro de Atenção Psicossocial de Parintins (CAPS) chegou a 16.800 pessoas em um ano de pandemia.
A parlamentar enfatizou o trabalho de grande importância realizado na cidade de Parintins, através da Gestora Doricy Ribeiro, dos médicos e funcionários do Caps, que mesmo com o aumento de casos, faz com que as pessoas sejam atendidas de forma humanitária, criando grupos terapêuticos, valorizando a reinserção social dos pacientes através do trabalho, lazer e do fortalecimento dos laços familiares e comunitários.
“Apesar de todo trabalho executado, temos acompanhado vários casos de suicídios no município nos últimos dias, pois há carência desses profissionais. Hoje o Caps conta com apenas um psiquiatra e dois psicólogos que atendem em média dez pessoas por dia, pois as consultas para esses tratamentos são demoradas, o que se torna quase impossível de atender a demanda sobrecarregando a equipe de trabalho.
Parintins atende também pacientes de municípios vizinhos como: Nhamundá, Barreirinha, Terra Santa e outros, todos acometidos por ansiedade, depressão, síndrome do pânico e outros transtornos mentais”, justificou a vereadora.
Por Assessoria Parlamentar