Colégio Batista de Parintins orgazina peça teatral para aniversário de 67 anos de fundação
23 de maio de 2022Contratação de mais psiquiatras e psicólogos para suprir alta demanda de transtornos mentais em Parintins foi defendida por Márcia Baranda
23 de maio de 2022Preparação de solo para três hectares de capineira com o plantio da variedade BRS Capiaçú, reforma de cinco hectares de pastagem com Brachiaria Marandu e roçagem de vinte hectares de campo foram os serviços de mecanização executados pela Prefeitura de Parintins na Fazenda Macurany durante duas semanas, neste mês de maio. A ação visa fortalecer a alimentação das vacas nesse período de déficit de alimentação no ano, aumentar a capacidade de produção de leite e a maior oferta de derivados comercializados com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM).
O objetivo do atendimento da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) é a preparação da Leiteria Macurany, com a nutrição do gado, para o crescimento da produção de queijos, iogurte e doce de leite no período do 55º Festival Folclórico de Parintins. O secretário de produção rural, Tião Teixeira, e o prefeito de Parintins, Bi Garcia, dão todo o suporte aos criadores como pecuarista o Isandrey Azêdo, proprietário da Fazenda Macurany, desde a mecanização, assistência técnica, até a expedição de Licença Municipal de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
O cronograma de mecanização é realizado pelo operador de máquinas pesadas da Sempa, Rômulo Luiz, e o auxiliar, Josivan Oliveira. A Prefeitura de Parintins executou o trabalho com um trator, grade aradora, niveladora e subsolodor de descompactação. Vinte estudantes de Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), Campus Parintins, tiveram aula prática sobre a mecanização para a implantação de capineira e pastagem, no decorrer da atividade da Sempa, com a orientação da professora, zootecnista, mestre em ciência animal, Maiara Ferreira.
Por: Secom Parintins