Geminiana Bringel terá seu nome em escola municipal: a indicação foi feita por Márcia Baranda à Prefeitura
25 de abril de 2022Jovem é executado com tiro na testa em Parintins
26 de abril de 2022Parintins – A Ilha do Folclore ganha tons rubros para receber a “Semana Vermelha”, que começou nesta segunda-feira (25), com o hasteamento oficial da bandeira do bumbá encarnado, no Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).
O ato foi realizado pela diretoria, itens oficial, torcedores, artistas e demais segmentos do bumbá. Ao ritmo da Batucada, a bandeira foi erguida para anunciar a grande festa encarnada. Um show de cores, luzes, além de efeitos pirotécnicos de fogos de artifício marcou a aparição do Boi de Pano, que brincou no meio do povo.
A imponente bandeira vermelha e branca foi hasteada a 42 metros de altura, na entrada da Cidade Garantido. Um dos símbolos da identidade encarnada, representa o sentimento e o amor da Nação Vermelha e Branca pelo Boi Garantido.
“A bandeira é símbolo para qualquer movimento. O Garantido tem uma na cor vermelha e branca. A nossa bandeira está hasteada, e agora o Garantido está preparado para a guerra da arte. Começamos nossa Semana Vermelha com uma ampla programação. O início com o hasteamento é simbólico, pois são nossas cores”, disse o presidente Antonio Andrade.
Programação
Seguindo com a programação, nos dias 25, 26 27 e 28, a partir das 20h, acontece Ensaio Show com Batucada, Garantido show e Banda Garantido.
Na sexta-feira (29), às 12h, o Boi da Baixa do São José realiza a “Feijoada do Garantido”, que terá a presença dos levantadores de toadas: Sebastião Júnior, David Assayag, Edilson Santana, Márcia Siqueira além do apresentador Israel Paulain.
O Kit Feijoada (com camisa da temporada 2022 + caneca oficial 2022 + ingresso para o show da Alvorada na Cidade Garantido) custa R$ 100.
Em Manaus, as vendas ocorrem na Casa Boi Garantido do Manauara Shopping ou na Ônix Prime no Millenium Shopping. Em Parintins, os kits são vendidos no setor Social na Cidade Garantido.
Em primeira mão para os torcedores, o Boi Garantido apresentará as toadas do álbum “Amazônia do Povo Vermelho” numa audição, no dia 30, às 15h.
Também no dia 30, a partir das 20h, acontece a Festa da Alvorada com a participação de todos os itens oficiais, além de cantores convidados.
“Teremos a audição das toadas, a feijoada na sexta-feira, a festa na Cidade Garantido. O ápice será com a Tradicional Alvorada, que esse ano será a maior da história, e encerra com o primeiro ensaio oficial do Garantido, no arraial de São José”, confirma Andrade.
Toda a programação, que antecede a tradicional Alvorada, Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, será realizada, no Curral Lindolfo Monteverde (Cidade Garantido).
Alvorada
O ápice da “Semana Vermelha: será a tradicional Alvorada, que sai às ruas de Parintins, na madrugada do dia 1º e termina no Alvorecer em frente a Catedral de Nossa Senhora do Carmo. A passeata leva em média 20 a 25 mil pessoas ao trajeto, que vira um “tapete vermelho”.
“A Alvorada do Garantido é herança do boi que ia às ruas pelas mãos de Lindolfo Lindolfo Monte Verde e potencializada por Jair Mendes e Paulinho e Zezinho Faria. É assim que funciona. Assim é o folclore, que a cada década pode agregar elementos novos, mas, sem perder sua raiz”, exaltou o jornalista Mencius Melo, integrante da Direção Geral do Espetáculo (DGE).
Encerramento
Também no dia 1º de maio, a partir das 20h30, acontece o primeiro ensaio oficial Boi Garantido, no Arraial de São José.
“Encerraremos a Semana Vermelha com o tradicional primeiro ensaio oficial, no Arraial de São José, como acontece há décadas. Isso é o Garantido, sempre preservando a tradição com inovação”, finalizou Antônio Andrade.
Fotos: Paulo Sicsu
Por: Assessoria