Cinco erros que a maioria comete na hora escovar os dentes (Por Dra. Tatyane Araújo)
25 de abril de 2022Mercado Mundico Barbosa- Memória e Resistência
25 de abril de 2022Foto: Melk Guerreiro / Parintins Press
O nível do Rio Amazonas chegou à marca de 9 metros e 2 centímetros nesta segunda-feira, dia 25 de abril. Dessa maneira, faltam apenas 44 centímetros para o volume deste ano igualar o recorde registrado na região em 2021 (9,46m).
Os dados são disponibilizados pela Defesa Civil de Parintins, que realiza diariamente a medição do volume do Rio Amazonas, por meio das réguas fluviométricas instaladas no píer da Cidade Garantido.
O nível é considerado preocupante, principalmente para os moradores de áreas baixas da cidade, que já sentem o impacto da enchente. Semana passada, por exemplo, moradores da Rua Padre Jorge Frezzini, no bairro São José Operário, solicitaram da Prefeitura Municipal o envio de madeira para a construção de pontes e marombas.
A situação dos ribeirinhos de regiões de várzea do município é semelhante. Apesar de habituados a conviver anualmente com o fenômeno natural da enchente, a média da subida do rio neste ano é considerada por eles, acima do normal. Com isso, famílias inteiras são impactadas, sobretudo na agricultura, com a perda total da produção.
A Calha do Baixo Amazonas, que tem como cidade polo, Parintins, está enquadrada atualmente no status de alerta pela Defesa Civil do Estado por conta do atual volume do Rio Amazonas. A enchente de 2021 é considerada a maior de todos os tempos, por atingir a cota de 9 metros e 46 centímetros, no dia 21 de maio.
Por Marcos Felipe / Sistema Alvorada de Comunicação