Brena Dianná solicita à Semosp a instalação de contêineres para combater as lixeiras viciadas
18 de abril de 2022Sedema constata crime ambiental com a derrubada de duas castanheiras no Macurany
18 de abril de 2022A cheia dos rios na cidade de Parintins foi destaque no pronunciamento do Presidente da Câmara Mateus Assayag (PL) neste dia 18 de abril. Assayag alertou a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado do Amazonas para a elaboração e execução urgente de um planejamento de ações em apoio às famílias que residem nas áreas baixas da cidade e aos criadores de gado e produtores da zona rural.
Dados da Defesa Civil indicam que o nível das águas hoje está acima da marca registrada em 2021 na mesma data de 18 de abril, ano em que o Estado do Amazonas apresentou a maior cheia da história, o que causa desespero na população e serve de alerta ao poder público municipal e estadual quanto às tomadas de decisões.
Aos trabalhadores do setor primário, o parlamentar alertou a SEPROR (Secretaria de Estado da Produção Rural), o IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas) e a SEMPA (Secretaria de Pecuária, Agricultura e Abastecimento) para que montem operação estratégica de suporte para essas pessoas, para que não amarguem prejuízo maior. Recomendou a abertura de uma linha de crédito a estes profissionais, para que agricultores e pecuaristas continuem produzindo e abastecendo a cidade de Parintins.
Nesse sentido, Assayag ainda reiterou solicitação à Secretaria Municipal de Obras para executar a manutenção com urgência das pontes de madeira existentes nos bairros da cidade. O serviço visa promover mobilidade às famílias para entrar e sair de suas residências com segurança.
Iluminação Pública
Mateus Assayag também solicitou da Secretaria Municipal de Obras a manutenção urgente no sistema de iluminação pública da Estrada do Aninga e das Agrovilas do Mocambo e Caburi.
Texto: Mayara Carneiro – Assessoria de Imprensa da CMP / Foto: Simone Brandão