Babá Tupinambá solicita melhorias em ruas do bairro União e da Baixa
15 de março de 2022Preço do ovo dispara e custa em média 90 centavos em Parintins
16 de março de 2022Parintins é o primeiro município brasileiro de um total de vinte a receber o Projeto Rede de Leitura Inclusiva. A iniciativa é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, em parceria com o Instituto Dorina Nowill Para Cegos e Fundação Maurício de Sousa “Turma da Mônica”, e em Parintins conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação – SEMED e SEDUC.
Perla Assunção, articuladora do projeto, realizou visitas às salas de recursos multifuncionais das escolas da Prefeitura e elogiou a estrutura das mesmas. De acordo com ela, o objetivo da Rede de Leitura Inclusiva é aproximar o diálogo de quem trabalha com inclusão em Parintins, e assim promover novas ações e fortalecer as que já existem.
“A gente já esteve outras vezes aqui em Parintins, mas desta vez especificamente, vimos lançar uma coleção infantil nova, acessível e inclusiva, pois são livros impressos em tinta braile. E também para conversar com os professores de um modo geral, sobre o que que é uma leitura inclusiva e acessível? Quais os tipos de livros? E como os alunos com deficiência podem ser pensados como público leitor”, pontuou.
Em reunião realizada na Semed nesta terça-feira, 15 de março, foi definida uma programação de dois dias no auditório da UEA em Parintins. O início será quarta-feira, às 08:00hs com a Roda de Leitura Inclusiva “Dorinha Pelo Brasil”, voltada para alunos cegos, de baixa visão e para seus auxiliares. À tarde acontece apresentações dos núcleos inclusivos da SEMED, SEDUC E UEA, voltadas a profissionais e pesquisadores. A programação encerra na quinta-feira, 17, com a realização da Oficina de Leitura Acessível e Inclusiva, com início às 08:30hs.
Parintins possui na rede municipal de educação 25 alunos com deficiência visual. De acordo com o secretário Azamor Pessoa, esse é um evento de grande importância que consolida a Semed Parintins como membro da Rede de Leitura Inclusiva. “E nesse contexto nós já estamos em fase de reestruturação da Biblioteca Braile de Parintins, que além de Manaus, será a única a possuir equipamentos modernos para atender nossos alunos”, destacou.
Por Assessoria Semed