Saullo Vianna debate soluções de infraestrutura com moradores e lideranças em Itapiranga
16 de fevereiro de 2022Grupo Fametro apresenta os novos projetos da Faculdade Metropolitana de Parintins
17 de fevereiro de 2022O aumento da produção da agricultura familiar das comunidades Projeto de Assentamento Vila Amazônia de 2021 para 2022 fez a Prefeitura de Parintins contratar uma nova balsa que entrará operação a partir do dia 18 de fevereiro. A expansão da capacidade de transporte fluvial dos produtores rurais entre a Vila Amazônia e Parintins, com reforço ao ferryboat Senador Arthur Virgílio Filho, faz parte do Programa Municipal de Apoio ao Escoamento da Produção.
O prefeito de Parintins, Bi Garcia (União Brasil), autorizou o aumento do serviço de transporte público, como suporte ao ferryboat Senador Arthur Virgílio Filho, devido ao limite de carga e de passageiros. O titular da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), Tião Teixeira, junto com o coordenador municipal de Transportes, Gracinaldo Cunha, definiu o início da viagem da balsa para a próxima sexta-feira.
O secretário da Sempa avalia que essa é uma demonstração do crescimento da produção do PA Vila Amazônia. “Esse aumento nos traz alegria. A gente sabe que os produtores rurais estão produzindo muito mais. Esse crescimento reflete no melhor abastecimento da cidade, com produtos de qualidade na mesa da população. Vamos atender com outro transporte para que nenhum agricultor fique com produto na ‘beira’, sem escoamento”, enfatiza Tião Teixeira.
Gracinaldo Cunha afirma que a ampliação do transporte fluvial chegou em boa hora. “A produção tem aumentado muito desde o ano passado. Isso é muito bom, porque as coisas estão acontecendo na produção. Os produtores estão trabalhando e produzindo. A gente ficava triste quando não vinha produção. Hoje, estamos felizes e contentes, porque a gente não consegue atender com uma embarcação só”, afirma.
O coordenador de transporte da Prefeitura de Parintins recebeu o pleito apresentado pela Sempa, em nome de produtores de cerca de 20 comunidades, e comunicou ao prefeito Bi Garcia para autorizar a contratação de uma embarcação de suporte. Produtores rurais do PA Vila Amazônia abastecem principalmente o Programa Vem Pra Feira, na Praça dos Bois, mantido pela Prefeitura de Parintins e a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS).
Fotos: Gerlean Brasil
Por: Secom Parintins