Polícia Federal investiga casos de tráfico internacional de órgãos humanos, no AM
22 de fevereiro de 2022Vereador solicita fiscalização do Procon em agência da Caixa de Parintins
22 de fevereiro de 2022Reconhecer a história de luta e coragem da primeira mulher presidente da Câmara Municipal de Parintins, Geminiana Campos Bulcão Bringel, esteve na pauta da sessão desta terça-feira, 22, da vereadora Márcia Baranda (MDB). Ela indicou a Prefeitura de Parintins a construção de um Centro Educacional Infantil de Referência que atenda os bairros: Paulo Corrêa, Itaúna II e adjacências a ser construído e receba o nome da ex-vereadora e educadora Geminiana Campos Bulcão Bringel.
A indicação foi aprovada pela Câmara Municipal.
A vereadora fez sua justificativa relatando a história da professora Geminiana que nasceu em Parintins no início da década de 1920 e ficou conhecida na história da cidade como símbolo de coragem e convicção política.
Ela atuou como professora e supervisora escolar e em 1964 iniciou sua atuação na carreira política elegendo-se vereadora, pelo MDB, tornando-se presidente da Câmara Municipal. Foi a primeira mulher, a exercer esse cargo na cidade de Parintins.
Márcia destacou a grande mulher que contribuiu com mudanças efetivas em vários setores da sociedade, trazendo um diferencial: a competência em lidar com o profissionalismo e a vida familiar. Geminiana faleceu no dia 14 de janeiro de 2009.
“Hoje somos gratos a tantos momentos históricos importantes vividos pela professora, que foi autora do projeto que deu o Título de Cidadão Parintinense ao primeiro bispo da cidade, Dom Arcângelo Cerqua e aprovou o ato de criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae”, disse a vereadora.
Geminiana foi agraciada com a medalha de Reconhecimento Legislativo Raimundo Almada e deu grande contribuição para a criação da Escola Pestalozzi, tendo integrado a Diretoria da Unidade Educacional de Parintins, no período de 1983 a 1993.
“A educadora é merecedora da homenagem pela contribuição dada à população parintinense e por toda sua história de vida”, finalizou.
Por: Assessoria Parlamentar