Servidores do TCE-AM com mais de 60 anos entram em home office até o dia 31
15 de janeiro de 2022UBS Fluvial promove 380 atendimentos na primeira viagem do ano
17 de janeiro de 2022Os resultados encaminhados por um laboratório embasarão as recomendações técnicas da Sempa de manejo de solo e das culturas a serem cultivadas
Trinta produtores da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Laguinho estão contemplados pelo Programa Municipal de Mecanização Agrícola para o plantio de mandioca, macaxeira, milho, feijão e frutíferas em sistema consorciado. As áreas em processo de limpeza por trator foram visitadas na quarta-feira, 12 de janeiro, por uma equipe da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), para a coleta de amostras de solo para serem enviadas à análise química e física.
Os resultados encaminhados por um laboratório embasarão as recomendações técnicas da Sempa de manejo de solo e das culturas a serem cultivadas. As próximas fases consistem na distribuição de calcário, com grade aradora para incorporação, grade niveladora e plantio com plantadeira de maniva. Dez hectares terão a implantação do sistema de produção consorciado para melhor aproveitamento das áreas com as espécies como banana, açaí, graviola, acerola, cupuaçu e goiaba.
A etapa seguinte do trabalho depende das condições climáticas e da providência de insumos por parte dos produtores. Por orientação do prefeito Bi Garcia e do secretário Tião Teixeira, a vistoria de acompanhamento da execução do Programa Municipal de Mecanização teve a participação do subsecretário da Sempa, José Cursino, operador de máquinas pesadas, Rômulo Luiz, engenheiro agrônomo Josinaldo Corrêa, agroecologista Luiz Carlos Roçoda, e chefe de departamento de agricultura, Suelton Leite.
Por Secom Parintins