Márcia não aprova LOA pela má distribuição de recursos
14 de dezembro de 2021Babá Tupinambá desaprova LOA afirmando que “tem setores que precisam ser prioridade”
14 de dezembro de 2021Foi lançada nesta terça-feira, 14, em Parintins, a exposição “Charges e Caricaturas Amazônicas”, que reúne desenhos de artistas visuais locais. A exibição acontece no teatro-cinema da Estação Cidadania João do Carmo, localizada na orla do bairro da União, até o próximo dia 16. A compilação de trabalhos tem a curadoria do jornalista e ilustrador Marcelo Rodrigo, coordenador do projeto e ministrante da oficina que deu origem à exposição.
Todo o projeto foi fomentado pelo Governo Federal e Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Prêmio Feliciano Lana, promovido pela Lei Aldir Blanc (Lei n° 14.017/2020). A exposição é composta por 26 desenhos de participantes da oficina, também intitulada “Charges e Caricaturas Amazônicas”, ofertada ao público da Região do Baixo Amazonas.
Além de estimular a prática e a criação artística de charges e caricaturas na Região, o projeto teve o objetivo de dar mais visibilidade aos artistas visuais locais e suas formas de expressão nesses gêneros gráficos. Os autores dos desenhos são Jacenildo Marques, José Ronilson, Júnior Fuziel e Robson Pantoja. A exposição acontece com a parceria da Prefeitura Municipal de Parintins, por intermédio do Coordenador Geral da Estação Cidadania João do Carmo, Marcos Azevêdo.
Os desenhos reúnem técnicas e estéticas diversas e abordam temáticas relacionadas ao contexto amazônico em perspectivas variadas. Os autores criaram conexões de sentido a partir de elementos icônicos e simbólicos que permeiam a sociedade, a cultura e a história locais, envolvidas por uma abordagem cômica e de crítica social. As construções visuais resultam em esquemas cognitivos que convidam o público à reflexão, relacionando conhecimentos tradicionais, mitos, lendas e o folclore em contexto amazônico com temáticas socioeconômicas e históricas contemporâneas.
Por: Assessoria