Com R$ 500 mil em emendas de Saullo Vianna, São Sebastião do Uatumã terá praça com academia ao ar livre
16 de dezembro de 2021Moradores da Rua 8, bairro União, fazem novo apelo ao vereador Babá Tupinambá
16 de dezembro de 2021Portal Cultural (www.difusaocultparintins.com) estará no ar na tarde de hoje
Parintins (AM) – A cidade de Parintins ganha nesta quinta-feira (16/12) o projeto que tem como objetivo evidenciar a diversidade cultural de Parintins e do Baixo Amazonas. Trata-se do Centro de Produção e Difusão da Cultura de Parintins (CPDC). O trabalho idealizado pelo produtor cultural, Erick Siderval, nasceu da vontade de mostrar que as ações culturais vão além das apresentações dos bois Caprichoso e Garantido. “O Festival de Parintins deu identidade cultural ao Amazonas, mas a nossa região conta com manifestações que merecem uma atenção especial e apresentamos o CPDC como um canal que levará para o mundo as riquezas culturais amazônicas”, relata.
O projeto contempla dança, música, teatro, pintura entre outras ações que por meio de produções audiovisual, podcast e designer estarão disponíveis por meio de acesso gratuito na plataforma do site www.difusaocultparintins.com.
O produto reuniu uma equipe formada por jornalistas, designers, redatores, fotógrafos, editores, cinegrafistas e produtores. Foram dois meses de gravações com mais de 25 horas de entrevistas e edição para que tudo pudesse ser disponibilizado em uma plataforma a ser acessada para informação, pesquisa e conhecimento do público.
O designer Glen Dinely trabalhou ao lado do artista visual Glaedson Oliveira na criação da identidade visual do Centro de Produção e Difusão da Cultura de Parintins. A marca se baseia em sete elementos disponíveis nos principais movimentos culturais do município. Glen explica que o livro representa a biblioteca virtual, o corpo em movimento destaca a dança, as letras CP interagem com a clave de sol que evidencia a música, as curvas do Rio Amazonas, e a máscara destaca o Teatro, o ponto entre a máscara e a clave de sol representa a ilha de Parintins. “Todos esses elementos estão em volta da cidade e representam nossa cultura”, destacou. “O site será uma verdadeira galeria virtual”, complementa Glaedson.
O site vai está no ar a partir das 17h desta quinta-feira e é um presente para a comunidade. “Nós construímos um site do zero que conta com acessibilidade, com robô de tradução em libras e que é o pioneiro em trabalhar exclusivamente questões culturais”, explica Siderval. O projeto do Centro de Produção e Difusão da Cultura de Parintins (CPDC) foi um dos contemplados pelo prêmio de incentivo à Cultura Feliciano Lana da lei Aldir Blanc.
Ficha Técnica do CPDC
Desenvolvedor web: Jackson Protazio
Produção: Eldiney Alcântara
Imagens e Edição: Victor Nascimento
Podcast: Carlos Alexandre | Roger Pimentel
Design: Glaedson Azevedo | Glen Dinelly
Fotógrafo: Sávio Pimentel
Direção Executiva: Erick Siderval
Gestor de Tráfego: Rodrigo
Apoio Técnico: Igor Souza | Darcio Barros | Glaucieles Tavares
Textos: Carlos Alexandre | Eldiney Alcântara