Mateus Assayag conversa com famílias do Lady Laura e recebe demandas
2 de dezembro de 2021Babá Tupinambá atende “pedido de socorro” do bairro Pascoal Alággio
2 de dezembro de 2021De 01 de janeiro a 30 de novembro deste ano, foram 31 homens infectados pelo HIV na Ilha Tupinambarana. Falta de informações sobre a doença e o tratamento dela, além do preconceito, são alguns dos problemas que existem atualmente
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de 01 de janeiro a 30 de novembro deste ano, Parintins registrou 47 novos casos de AIDS, sendo 31 homens infectados pelo HIV, e 16 mulheres (seis delas grávidas). Em 2020, segundo a SES-AM, o município tinha registrado 22 casos, ou seja, em um ano o número de casos da doença cresceu 113% na Ilha Tupinambarana.
Ainda de acordo com a Semsa, Parintins é o segundo município com maior número de infectados no Estado, só fica atrás da Capital Manaus. Desde 1992, teve 761 casos de AIDs registrados no munícipio. A prefeitura afirma que 423 pessoas recebem assistência de medicamentos antirretrovirais (que ajudam evitar o enfraquecimento do sistema imunológico).
Ontem, 01 de dezembro, no Dia mundial de Combate a Aids, a AGLTPIN e a Ong AHF Brasil promovem uma ação de orientação e prevenção a doença na praça dos bois, no centro da cidade com palestras, testagem e distribuição de preservativos. Segundo o presidente da AGLTPIN, Dinho Moraes, a falta de informações sobre a doença e o tratamento dela, além do preconceito, são alguns dos problemas que existem atualmente.
CONFIRA ABAIXO A ENTREVISTA.
CLIQUE AQUI E SE INSCREVA NO CANAL DO PARINTINS PRESS, NO YOU TUBE