Tomado pelo mato, Babá Tupinambá pede melhorias para o conhecido “Beco do SAAE”, no bairro União
8 de dezembro de 2021Pavimentação da Estrada da Vila Amazônia vai aquecer a economia e o turismo de Parintins, afirma Mateus Assayag
9 de dezembro de 2021A terceira edição do “Quadrinhos no Largo”, realizada no último final de semana de novembro, em Manaus, marcou o lançamento da Revista em quadrinho Histórias e Mitos Indígenas da Amazônia. O evento que reúne quadrinistas e ilustradores amazonenses, valorizando a produção de histórias locais é gratuito e acontece em frente à Banca do Largo, nas proximidades do Teatro Amazonas.
A revista de autoria do Estúdio Buriti em parceria com o Instituto Cultural Ajuri Inca, traz histórias do “Noçoken”, mito de origem do povo Sateré Mawé, indígenas conhecidos como os “filhos do guaraná” e o “Triunfo da Flecha”, história que retrata e enaltece a bravura e o heroísmo do povo Mura, indígenas conhecidos como guerrilheiros das águas, que resistem desde os tempos da colonização até os dias atuais.
A revista apresenta ilustrações e textos, fundamentados em pesquisas que dá oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os povos originários da Amazônia. Outra forma de se aprofundar nas leituras é através dos links adicionados na revista.
Para o ilustrador da revista, Levi Gama, é sempre bom participar do evento “Quadrinhos do Largo”. “Eventos de histórias em quadrinhos autorais sempre são encontros imperdíveis pra mim, e o quadrinho do Largo esse ano veio com um gostinho especial. O ano de 2020 infelizmente foi marcado pela pandemia e consequentemente a paralização de muitos eventos, um deles foi os quadrinhos do largo, depois de um ano. Então havia muito um sentimento de saudade tanto por amigos nossos que a tempos não viamos quanto pela presença do público”, disse Levi.
O projeto conta com os seguintes envolvidos: Editores: Devan Souza e Joneuber Reis; Pesquisa e Fundamentação: Marcos Moura e Josias Sateré; Roteiro: Rafaela Pimentel e Marcos Moura; Ilustrações: Levi Gama; e Colorista: Ananda Cid, que contribuíram para o sucesso da revista.