Conselho Tutelar registra mais de 80 casos de abuso e exploração sexual durante pandemia
12 de dezembro de 2021Babá Tupinambá reforça apelo por asfaltamento na conhecida “travessa Jacareacanga”
12 de dezembro de 2021Por meio da modalidade futsal, os surdos de Parintins e Maués puderam demonstrar sua capacidade, fortalecer sua autoestima e contribuir com a inclusão social, assim, foi a 1ª Copa Intermunicipal de Surdos realizada neste sábado, 11 de dezembro, no ginásio Elias Assayag, em Parintins. A competição foi organizada pela Associação dos Surdos de Parintins – ASPIN em parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer – SEMJUV, e da Pastoral dos Surdos.
O evento contou com a participação de mais de 30 atletas de Parintins e Maués, divididos em quatro equipes, e com a presença de professores da UFAM, UEA e da SEDUC de Manaus. Time de Maués foi o grande campeão da disputa inédita no município.
Membro da Delegação Amazonense com a equipe de basquetebol na Surdolimpíada, que aconteceu no mês de novembro, em São José dos Campos – SP, o Assessor Pedagógico na Gerência de Atendimento Educacional e Especial da SEDUC, Keegan Ponce, prestigiou a disputa e manifestou que “a gente fica muito contente com a organização desses jogos e tenho certeza que colheremos bons frutos com a prática dos surdos nas atividades esportivas. Temos que levar isso para dentro das escolas para que os surdos também possam participar e quem sabe serem futuros atletas”, destaca.
O professor da SEDUC enaltece que Parintins deu um passo muito grande para que futuramente possamos quem sabe ter uma competição oficial em Manaus para surdos. “A gente percebe o quanto o esporte surdo vem crescendo no nosso estado. Daqui a algum tempo, vamos ter atletas surdos aqui de Parintins podendo participar lá em Manaus conosco de competições ou nacionalmente”, ressalta.
A coordenadora da SEMJUV, Valdete Prestes, frisa que nesse evento “valorizando as diferenças”, “também estamos nos incluindo, porque não é apenas o surdo, estamos aprendendo a lidar como proceder na realização e na questão de arbitragem dentro de quadra. É uma experiência grandiosa que vamos buscar estender aos demais municípios que fazem parte do nosso pólo, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, já que Manaus já abraça a iniciativa junto conosco”.
Texto e fotos: Kedson Silva