Guardas Municipais de Parintins recebem curso de Aperfeiçoamento e Técnicas Especiais
18 de novembro de 2021Babá Tupinambá requer melhoria na área do porto improvisado do Matadouro
18 de novembro de 2021A vereadora que vem se reunindo e atendendo aos pedidos da população, esteve no Hospital Jofre Cohen verificando as instalações, principalmente no que concerne aos leitos de UTI averiguando o motivo do grande fluxo de pacientes ainda sendo removidos para a Capital do Estado. Segundo informações da equipe médica, a maioria dos casos removidos são casos que necessitam de Diálise e os que sofreram infartos e apresentam o quadro de AVC Hemorrágico, a presença do Cardiologista, Neurologista e o Neurocirurgião são primordiais nos casos dos pacientes nesses casos, onde eles precisam passar por um procedimento de Catetetirismo, mas falta a presença desses profissionais na rede de saúde do município.
Nos casos dos pacientes que necessitam de diálise é imprescindível o acompanhamento do Nefrologista mas não há a presença deste profissional na rede pública de saúde do Município também. Esses casos configuram cerca de 80% dos casos que chegam no hospital. Por isso o grande fluxo de pacientes removidos para a capital do Estado.
E em se tratando de diálise, uma das opções de tratamento é por meio da Hemodiálise, o hospital possui o aparelho mas ainda não foi instalado e falta o profissional especializado. Ainda em discussão, sobre os aparelhos como o Ultra-som, os dois aparelhos estão apresentando erro no sistema, mas o hospital está tomando as providências.
Os leitos de UTI estão atendendo pós-operatório, casos infecciosos, AVC não hemorrágico e outros. Entende-se que os leitos de UTI são importantíssimos e estão salvando muitas vidas, mas é necessário uma programação para que se possa utilizar-se em sua totalidade. A vereadora também visitou onde vai ser instalado o Tomógrafo no hospital, a sala está quase pronta. A visita se estendeu ao centro farmacêutico do hospital verificando se o hospital está abastecido de medicamentos e se estão conseguindo suprir as demandas.
Acompanhada do Sub-secretário de Saúde André Acauan, a vereadora visitou as instalações da Secretaria de Saúde, solicitando mais informações acerca dos programas que estão sendo executados como o Programa Saúde da Mulher, Homem, Criança e Idosos e os casos em que o atendimento é domiciliar, para isso existe uma equipe itinerante multiprofissional através do ônibus que atende idosos, acamados, deficientes e outros em áreas como Lady Laura, Vila Cristina, Residencial, Macurany.
Serviços como Ginecologia, Obstetrícia, Urologia, Dermatologia estão funcionando na UBS Padre Vitório. Neste sábado dia 20 de novembro, acontecerá uma ação na Policlínica Padre Vitório com a presença de três médicos que estarão fazendo atendimento, serão feitos testes de PSA, biópsia, toque, vacinação, rodas de conversa e orientações para o público masculino, mas para atendimento urológico é necessário ter acima de 50 anos e apresentar o comprovante da consulta que está sendo retirado nas Unidades Básicas de Saúde – UBS.