Babá Tupinambá requer melhoria na área do porto improvisado do Matadouro
18 de novembro de 2021Saullo Vianna discute soluções para Santa Isabel do Rio Negro com lideranças e moradores
19 de novembro de 2021A comunicação digital e interfaces culturais será abordada em uma discussão envolvendo especialistas da área no I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia, no dia 26/11, às 20h15, no auditório do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na cidade de Parintins (a 369 km de Manaus). Realizado pelo Grupo de Pesquisa Trokano da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/Ufam), o simpósio ocorre de 22 a 26 de novembro, no formato online e presencial, em Manaus e Parintins. As inscrições podem ser feitas no site: https://doity.com.br/comunicacao-cultura-e-amazonia/inscricao.
Sob coordenação do professor Carlos Monteiro, a mesa temática conta com as debatedoras Maria Ataíde Malcher, doutora em Ciências da Comunicação e docente da Universidade Federal do Pará; e a professora Soriany Neves, doutora em Comunicação e docente do curso de Jornalismo da Icez/Ufam. “Será um momento rico para que possamos fazer debates e reencontrarmos depois de tudo que tem acontecido”, disse Maria Ataíde.
A professora Soriany vai trazer para a discussão parte dos resultados de sua tese de doutorado intitulada ‘Wi-fi na Floresta: uma comunidade rural amazônica em redes e as mudanças no espaço de sociabilidade’, onde destaca que as comunidades ribeirinhas estão se inserindo no digital. Além disso, aponta o processo a partir da cultura colaborativa em rede que já é próprio da cultura dessas comunidades. “A internet na comunidade do Caburi, a 60km de Parintins, permitiu a reconfiguração da dinâmica de comunicação dos espaços de comunidades rurais, modificando a forma de conexão das populações ribeirinhas com a cidade”, explicou a pesquisadora.
Além dessa mesa, o Simpósio conta com outras sete mesas temáticas com a participação de pesquisadores locais e nacionais: ‘Jornalismo e diversidade cultural’; ‘Narrativas, Imaginário e Culturas’; ‘Gestão e Sustentabilidade na Amazônia’; ‘Folkcomunicação e Estudo de Gênero; Desinformação em tempos de pandemia’; ‘Transnacionalidade da Amazônia – Realidade, história e desafios comunicacionais’; ‘O papel da comunicação nas questões indígenas’.
Sobre o evento
O I Simpósio de Comunicação, Cultura e Amazônia inicia na próxima segunda-feira (22/11) faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT -2021) e conta com apoio financeiro do Edital Nº 005/2021 do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP C,T&I) do Governo do Estado do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
Por: Cristiane Barbosa – Assessoria do Simpósio