Dom Gino e GM3 vencem Carmo e CBP e conquistam o torneio interescolar de futsal 2021
15 de novembro de 2021Casa de show anuncia desligamento de segurança suspeito de ato homofóbico
16 de novembro de 2021O parintinense foi anunciado como apresentador substituto do Boi do coração. A ideia é preparar o jovem para no futuro manter o padrão do item 1 (bastante tradicional na Baixa do São José), que foi defendido por Paulinho Faria (in memoriam) e atualmente por Israel Paulain (desde 2001). Bacharel em direito, Alciro tem 13 anos de experiência como item e compositor em festivais do AM e Pará.
Foto: Jordy Neves
Alciro Neto, natural de Parintins-AM, foi anunciado como apresentador substituto do Boi Garantido. A escolha foi revelada na festa de lançamento do tema 2022 do bumbá, quando o artista subiu no palco com Isarel Paulain (apresentador oficial desde 2001), e cantou com o ídolo.
Na estreia, Alciro foi aplaudido pelos torcedores encarnados no curral Lindolfo Monteverde. O jovem, bacharel em direito, tem 13 anos de experiência como item e compositor em eventos culturais do Amazonas e Pará.
De acordo com o artista, o processo para ele ser escolhido como substituto ocorreu de forma natural. Em 2020, a toada Garrote Vencedor, de autoria dele, foi aprovada e integrada ao CD Somos o Povo da Floresta – Povão. Ainda em 2020, iniciou em Manaus o projeto Cateto da Toada, banda composta por parintinenses que residem em Manaus, e ele é um dos cantores.
“Com a banda, começamos o movimento bovino em Manaus nesse ano e em pouco tempo o projeto tomou grandes proporções, o que acarretou em visibilidade para os integrantes, pois para muitos somos considerados a nova geração da toada. Além disso, em 2019 eu fui um dos apresentadores do curral do garantido. Atualmente, além de apresentar os eventos do Garantido em Manaus, sou um dos cantores. Dessa forma, as pessoas passaram a conhecer meu trabalho e resultou no anúncio na última sexta na cidade garantido”, relata Alciro Neto.
O apresentador declara que a estreia no item foi mágica. “A energia do palco estava pedindo muita alegria e entrega e em virtude da pandemia o público esperava um grande show para matar a saudade do Boi Garantido, então não podia ser diferente, me entreguei e fiz o que eu sempre gostei de fazer que é estar apresentando. Foi um misto de sentimentos, mas o predominante é a alegria no coração. Estou muito feliz por estar realizando esse sonho na minha cidade e podendo contribuir com o nosso boi campeão”, ressalta.
Histórico
Alciro iniciou em 2008 como amo do Boi Mirim Estrelinha, de Parintins. Em 2009, iniciou como apresentador no Garanchoso, boi mirim do Colégio Nossa Senhora do Carmo. Ainda em 2009, foi apresentador do mini Garantido. Em 2011 apresentou o Touro Preto em Barreirinha e em 2012 o Tira Prosa no Distrito do Maracanã (em Faro). Continuou apresentando até o ano de 2012, quando em seguida precisou sair de Parintins para estudar em Manaus e no Japão. Retomou a apresentação em 2019, onde apresentou a Lenda do Tucumã no município de Novo Aripuana, interior do Estado do Amazonas.
Responsabilidade
Quanto a responsabilidade em substituir o Israel, como torcedor, Alciro não quer que ele saia tão cedo. Segundo ele, Israel é um dos itens mais qualificados do festival e tem uma identificação inquestionável com o Garantido. “No entanto, a ideia de preparar alguém para substituir não só o item 1, mas como todos os demais itens é muito importante para o espetáculo que é apresentado no Bumbódromo. Assim, eu me incluo nisso e por esse motivo estou me preparando e a ideia é trabalhar junto ao Israel para manter o padrão do item 1 do boi garantido, um item bastante tradicional na baixa do São José, pois tivemos Paulinho e hoje temos Israel”, revela Alciro Neto.
Confira imagens de apresentações de Alciro Neto, desde 2008