Parintins inicia vacinação contra covid-19 em terceira dose na faixa de 40 a 59 anos
25 de novembro de 2021Instituto do Idoso “Gaspar Ribeiro” é Inaugurado em Parintins
25 de novembro de 2021O objetivo do Projeto ‘Rótula do Itaúna’ é promover o cruzamento de conceitos tecnológicos inventivos, inovações na engenharia criativa em diálogo aos saberes populares. Excepcionalidades, em que permita a formação de “novas pontes”. Traduções à defesa de oportunidades, capazes de criar o ambiente de incentivo ao desenvolvimento humano, por meio das habilidades artísticas em trânsito das novas ideias, em que valorize o talento dos criativos regionais amazônicos.
Objetivos Específicos:
Promover ações ao desenvolvimento humano na região: “Bairro de Itaúna”, adjacências e realidades periféricas de Parintins, AM., por meio de; “Projeto Modelo”, na reestruturação da vida urbana tupinambarana.
Conectando valores artísticos culturais, em convergência com suas potencialidades ao desenvolvimento econômico, formulados em redes. Incentivando o plano estratégico da sustentabilidade ao território e realizações de programas aos pequenos, médios e grandes negócios regionais.
Conectar diversos atores ao formato “consórcio; esfera público x privado, passando pelos agentes criativos, projetos diversos da área técnicas de engenharia, assim como, empresas em que atuem em Parintins, AM., realidade Amazônica, nos setores da diversidade de competências normativas em arquitetura e inovações, trânsito e ocupação de vias na esfera pública urbana.
Desenvolver; contribuindo à formação da nova consciência humana, em formular, possibilitando ações parceiras, em que vise o desenvolvimento… A favor do bem comum – contribuindo para a qualidade de vida da “gente” deste lugar.
Refletindo e reestruturando o processo de trocas, diversidades aos saberes, protocolos e processos de aprendizagens em movimento. Reverberam posicionamentos atrativos, especificidades que personalizam cidades e territórios ás pontuando na agenda das competitividades nacional e internacional.
CONTEXTUALIZAÇÃO
“A tarefa do Brasil agora é começar a construir um modelo de desenvolvimento baseado em ampliação de oportunidades para aprender, para trabalhar e produzir”. “Modelo que faça da ampliação de oportunidades econômicas e educativas o motor de crescimento e que firme a primazia dos interesses do trabalho e da produção”.
A construção desse modelo é a maneira – a única maneira eficaz – de superar a contradição que continua, acorrentar o Brasil. Num país que exibe vitalidade criativa e empreendedora desmesurada, a maior parte dos brasileiros continua sem ter os instrumentos para criar ou empreender. Por conseguinte, desperdiça-se muito desta energia humana”… (Roberto Mangabeira Unger – LIDE – Grupo de Lideres Empresariais – Ano 05 nº23 – 2010).
Como a arte e a cultura podem influenciar a Economia do Conhecimento? É possível conectar artistas e empresas?
“Ao urbanizar-se, a Economia do Conhecimento permite que as atividades econômicas e industriais da cidade possam beneficiar-se do próprio ambiente urbano. A cidade não só é espaço para viver e trabalhar, como é um local para estimular e promover mensagens, impactando a cada segundo os talentos que nela vivem e gerando inovação. Passear por Barcelona e ver o Templo da Sagrada Família, de Gaudi, ou estar no 22@ e ver um artista atuar, não são mensagens neutras. Esse é um modo informal de impactar a cultura e a pessoas. Quando falamos em arte e cultura, temos que ficar atentos às suas duas expressões: a da indústria cultural, ligada à música, ao audiovisual ou ao mercado editorial, e especialmente, a da arte e da cultura como elemento transversal que pode impactar em setores não necessariamente culturais. As tecnologias de informação são um setor vertical para as telecomunicações e também pode dar valor a outras áreas que utilizam tecnologias. O artista é criador, usuário, crítico e, sobretudo, capacitado para implementar um conceito, podendo, dessa maneira, particular do processo de criação de produtos e serviços mediante metodologias de inovação”.
(Josep Miguel Piqué – CEO do 22@Barcelona – Distrito da Inovação – Revista LOCUS – Ambiente da Inovação Brasileira – Out/Nov/Dez de 2009, nº 58 – Ano XV).
JUSTIFICATIVA
“RÓTULA DO ITAÚNA – Complexo Viário Iconográfico, Artístico e Étnico-Cultural” de Parintins, AM., visa revelar e descrever caminhos gerados pela “energia criativa” regional. Fonte energética de valor singular da “Terra Brasilis”, que representa grande potencial de negócio, onde certamente, justifique um olhar afinado ao desenvolvimento sustentável, de renovação, e reciclagem no atual conceito de cultura amazônica. Em suas formas, dimensões, e necessidade de valorização nas suas relações comerciais, econômicas, tecnológicas, inventivas, culturais, institucionais, étnico-raciais. Transcrevendo e imprimindo o equilíbrio no eixo da responsabilidade social. A cultura não tem preço. O seu valor é subjetivo na formação cidadã. É importante que as instituições e as organizações sociais promovam o reconhecimento dos processos próprios de formação nos valores das comunidades, a partir de suas competências e das habilidades na resolução dos problemas, ou como diferencial competitivo de mercado, fomentando a economia da cultura no ambiente das indústrias, o ambiente de formação e aprendizagem, assim como ás empresas e comércio parintinenses – voltadas para o processo produtivo, e adensando serviços na cadeia produtiva da cultura, do turismo, do entretenimento, como também do artesanato, no artístico e conhecimento, de outros segmentos afins.
Coletivo Guardiões da Arte
Coordenação Geral:
Adrianilson De Souza
Texto, em construção, por:
Cícero Antônio
(envio para leitura e aprovação)